AGERT notifica Águas de Timon para suspender cobrança indevida de esgotos em residências que não possuem caixa coletora

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Timon (AGERT) notificou a empresa Águas de Timon pela cobrança indevida da taxa de esgoto aos moradores do município.

Conforme denúncia encaminhada à ouvidoria da Agert, a cobrança vem ocorrendo em algumas residências que não são atendidas com o serviço de esgotamento, porque não existe caixa coletora instalada pela empresa.

Além da suspensão da cobrança, a Agência Reguladora requisitou, na notificação enviada à concessionária, que a empresa preste informações. “A empresa tem a informação de todas as residências que estão aptas a receberem as cobranças, e vejo como ilegal enviar cobrança para as residências que não possuem caixa de esgoto. Nos casos que chegaram à agência, a concessionaria refaturou as contas e retirou a cobrança de esgoto. Orientamos que todos os usuários que receberam a cobrança indevida procurem a empresa para eles refaturarem a sua conta”, explica João Victor Serpa, diretor presidente da Agert.

Atualmente, a cobrança de esgoto em Timon equivale a 80% do valor cobrado sobre o serviço de abastecimento de água tratada.

O serviço de coleta, tratamento e destinação final de esgoto na cidade está disponível para pouco mais de 7.500 casas, entre conjuntos residenciais, condomínios e bairros de Timon, representando um percentual de 33%. Até 2026, a cidade de Timon terá 100% das residências atendidas.

 

Da assessoria

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

4 comentários sobre “AGERT notifica Águas de Timon para suspender cobrança indevida de esgotos em residências que não possuem caixa coletora

  1. Alguem sabe informar mesmo o que é esta caixa coletora, e quem vai fazer a ligação do esgoto na rede. Alguem responda.

  2. Olha, tem relatos dessas caixas estourando em algumas ruas. O que a Agert deveria fazer era obrigar a empresa a cobrar somente daquelas pessoas que ligarem espontaneamente. A Agert deve fazer alguma coisa, além de fiscalizar mais a empresa de saneamento. Essa de cobrar de quem tem essa caixa aí não cola, apenas autoriza a empresa a fazer o que ja vem fazendo e deixa a população a merçê da empresa. Espero que pelo menos o procon e os vereadores façam algo.

  3. Para cobrar eles mandam funcionários e pra retirar a cobrança temos que nos deslocar até a empresa. Ninguém merece e isso é empresa privatizada. Melhoras só pra empresa

  4. Isto é um desrespeito ao povo de timon ! Kd os representante que representa o povo ! Só a parece no tempo de política pedindo voto aí estes representante são bom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *