Aluno da zona rural de Timon é classificado para semifinais da Olimpíada de Língua Portuguesa
Exemplo de superação, o estudante Alexandre Antunes dos Santos do 7º ano da EMEF Antônio Pereira da Silva, do povoado Gameleira, zona Rural de Timon no Maranhão, se classificou para a semifinal da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) do programa nacional Escrevendo o Futuro. Agora, em preparação para a próxima fase da Olimpíada em nível nacional, ele revela –se mais confiante ainda.
O estudante de apenas 13 anos, reconhece que o apoio da escola e da família foi essencial.
“Os diretores da escola sempre me ajudaram com os livros e com uma palavra amiga. A professora Valdinete acreditou em mim e sempre me dizia que tenho um grande potencial. A minha mãe com muito sacrifício, comprou um celular para eu poder estudar nas aulas on-line, estou feliz com a minha classificação para a semifinal”,declara o aluno.
A diretora da EMEF Antônio Pereira da Silva, Carla Márcia Carvalho, ressalta que, entre mais de 130 escolas do município de Timon – MA, ter um aluno da nossa escola se destacando é uma vitória. “O nosso aluno Alexandre, se superou, perseverou, acreditou e nós estamos em festa”, disse emocionada a diretora.
A professora de Língua Portuguesa, Valdinete da Silva Nascimento, que há 20 anos exerce a profissão , disse que o ambiente virtual foi um desafio, por isso, teve que se reinventar e aprendeu.
“Trabalhei com o Alexandre o gênero ‘Memórias Literárias’ e logo que apareceram alguns obstáculos, criamos estratégias de ensino, ele desenvolveu rápido e aprendeu. Foi um aluno disciplinado, vencedor e estou muito orgulhosa, pontua a educadora, acrescentando que sempre disse para ele nas aulas, “você pode, você é capaz”.
Na próxima fase da Olimpíada, nos dias 13 de outubro e 12 de novembro, vão acontecer os encontros de semifinalistas com uma série de atividades culturais e formativas. No último dia do encontro ocorrerá a live de encerramento, em que será divulgada a lista dos classificados para a etapa nacional.
Olimpíada
A OLP é uma iniciativa do Itaú Social com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). O tema deste ano é “O Lugar Onde Vivo”, que visa fomentar a valorização e integração no meio onde os alunos estão inseridos. Os gêneros propostos neste ano foram: Poema (5ºano), Memórias literárias (6º e 7º anos) , Crônica (8º e 9º anos), Documentário ( 1ª e 2 ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião ( 3ª série do Ensino Médio.
Da assessoria
Raimunda Pessoa Cabral da Silva
Comentou em 11/10/21