Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Aprovada para estágio em pesquisa internacional na República Theca, estudante timonense comemora o sucesso

A estudante do curso de Direito, Maria Rita Sampaio Pinto, foi aprovada para um estágio internacional promovido pelo Institute of Czech-Brazilian Academic Cooperation (INCBAC), com o apoio das embaixadas no Brasil e na República Tcheca. O estágio é realizado totalmente em inglês e acontecerá durante dois meses a partir de abril de 2023 na Universidade de Palacky, localizada na cidade de Olomouc, na República Tcheca. “Minha pesquisa é voltada para o Direito Internacional e tem como tema ‘Comparison on Legal Regulation of the Relationship between International and National Law in the Czech Republic and Brazil’ (Em português: ‘Comparação da regulação legal na relação entre leis nacionais e internacionais na República Tcheca e no Brasil’). A pesquisa vai ser supervisionada por orientadores da faculdade de Direito da Universidade de Palacky e posteriormente publicada em forma de artigo científico como uma cooperação entre a minha instituição de origem e a universidade que promove estágio”, explica a estudante.

 

Filha do casal de empresários de Timon, Hidenburgo Neto e Nilda Sampaio, Maria Rita está atualmente no 6º período do curso e conta que sonha em fazer um mestrado no exterior desde que iniciou a graduação na instituição. “Vejo também como uma oportunidade de mostrar que não existe apenas o caminho linear e tradicional do curso de Direito. O que eu mais gosto na ciência jurídica é o grande leque de opções que sinto que muitos estudantes deixam de explorar, num geral. Existem muitas oportunidades para além do escritório de advocacia ou do órgão público. A carreira jurídica é multidisciplinar e são muitas as oportunidades para o profissional do Direito, mesmo fora do Brasil”.

 

A preparação para alcançar os objetivos na vida profissional requer muita dedicação. “Para isso, não tem jeito, é muita pesquisa e muita preparação. Fui selecionada para cursos na Alemanha, Estados Unidos, Colômbia. A preparação é bem cansativa, mas ao mesmo tempo prazerosa”, comenta. A acadêmica também diz que dominar o idioma inglês é muito importante. No entanto, um dos requisitos comuns nessas seleções é uma carta pessoal explicando as motivações de querer ser selecionado. Por isso, Maria também ressalta que é fundamental ter a habilidade de saber contar sua história. “Para o estágio do INCBAC, em específico, tive que escrever diversas cartas de motivação, enviar documentos pessoais e fazer um teste de inglês. Nesse caso, é sempre bom ter o apoio de pessoas que leiam suas cartas e deem dicas sobre que pontos você deveria ressaltar ou deixar de fora. Muitas candidaturas fazem entrevista também”.

 

As expectativas para vivenciar a primeira experiência internacional são altas. “Estou muito animada para o intercâmbio. É uma honra poder representar o Uninovafapi e o Piauí em um programa tão concorrido como o INCBAC. Estou ansiosa para aprender com pesquisadores experientes e aproveitar os recursos que a universidade tem a oferecer, sendo uma das mais tradicionais da República Tcheca. A universidade de Palacky foi alma mater de grandes pesquisadores reconhecidos mundialmente, como o Gregor Mendel, pai da genética, e me sinto muito honrada em poder ocupar esse espaço e desenvolver a minha formação em direito numa perspectiva multicultural, especialmente na minha área de maior paixão, o Direito Internacional”.

 

Da assessoria da Uninovafapi

1 comentário

Edmilsom Almeida Pinto
Comentou em 06/12/22

Fico muito feliz Maria Rita desejo sorte e muito sucesso na sua caminhada fé em Deus e coragem

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael