Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Boa notícia: Transmissão da Covid tem queda em Timon e expectativa é de estabilidade em maio

Timon registrou nas últimas duas semanas uma queda no índice de transmissibilidade da Covid-19. Na 16ª semana de 2021, o município atingiu o índice de 0,97 e na 17ª semana caiu para 0,93. A taxa de transmissão serve como uma estimativa de como a doença se espalha entre a população. Assim, quando esse número é menor ou igual a 1,0, espera-se queda progressiva no número de casos. O Ministério da Saúde recomenda que esse número seja igual ou menor que 1.

Segundo o relatório técnico solicitado semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde, esta última semana, que compreende os dias 25 de abril a 21 de maio, “foi marcada por iniciar um processo de diminuição do número de atendimentos de síndromes gripais com relação às semanas epidemiológicas anteriores. Dessa forma, espera-se por uma estabilidade no número de casos neste mês de maio”, explica Dr. Marcelo Adriano da Cunha Vieira, médico, doutor em virologia, mestre em Ciências e Saúde e responsável técnico pelo relatório epidemiológico de Timon.

O secretário de saúde do município, Marcus Vinicius Cabral, alerta que: “Em Timon, uma curva de casos que se apresenta, em termos de modelo, em tendência de estabilidade, mas que se estabilizou em níveis altos, mesmo apresentando uma ligeira queda. por isso, manter todos os cuidados e continuar o reforço na Rede de Atendimento à Saúde é a melhor forma de continuarmos no combate à doença e a frear a proliferação do vírus”, afirma.

Mesmo com a tendência de estabilidade, o momento exige cuidado e permanência das medidas sanitárias que devem ser adotadas pela população: como uso de máscara, álcool em gel e evitar aglomerações. A Prefeitura de Timon permanece com as medidas restritivas e avança na vacinação contra a Covid-19.

“A prefeita tem orientado que os decretos municipais que estabelecem as medidas restritivas levem em consideração todos os aspectos econômicos, sociais e condições epidemiológicas. A diminuição do nosso R0 é o reflexo dessas medidas. Ao tempo em que agradecemos aos empresários, consumidores e cidadãos em geral que estão obedecendo às medidas, que continuem vigilantes para que nosso índice de transmissibilidade continue a diminuir e que assim possamos continuar com a abertura gradual e segura das nossas atividades econômicas e sociais”, completa Saney Sampaio, secretário de governo do município.

 

Da assessoria

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael