Paridade: Governador do Ceará vai nomear 16 homens e 16 mulheres para secretarias do estado

O governador eleito Elmano de Freitas (PT) finalizou na noite desta sexta-feira, 30, o anúncio dos secretários que vão integrar o primeiro escalão do Governo do Ceará. Foram nove nomes anunciados nesta sexta. Já haviam sido divulgados 23. Assim, serão 32 secretarias.

A equipe cumpre a promessa de campanha de Elmano de paridade entre homens e mulheres: são 16 secretários de cada gênero no primeiro escalão.

Os primeiros nomes anunciados nesta sexta-feira são do chamado “núcleo duro”, os secretários que atual diretamente no Palácio, ao lado do governador. São os casos da Casa Civil e da Articulação Política.

Destaque para a definição da estratégica Secretaria da Infraestrutura, que ficará com Antônio Nei de Sousa, ligado a Chiquinho Feitosa, que comandou o movimento que impediu o apoio do PSDB a Roberto Cláudio (PDT) na última eleição para governador do Ceará.

Em paralelo, o terceiro deputado do PDT é indicado: Oriel Nunes Filho, que abre espaço na Assembleia Legislativa para o segundo suplente, Antônio Granja. Oriel comandará Pesca e Aquicultura.

O primeiro anúncio foi para a Casa Civil:

Casa Civil: Max Quintino, atual superintendente do Detran, ex-diretor da Ematerce no governo Cid Gomes, ex-presidente do Instituto Agropolos e ex-presidente da Ceasa nas gestões de Camilo Santana

Articulação Política: Waldemir Catanho (PT), exerceu a mesma função de articulação política na gestão de Luizianne Lins (PT) na Prefeitura de Fortaleza

Infraestrutura: Antônio Nei de Sousa, ex-secretário-executivo das Cidades e ex-secretário-executivo de Pesca na Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Foi ainda ex-prefeito de Pereiro e secretário da Regional I da Prefeitura de Fortaleza na gestão José Sarto (PDT). É ligado a Chiquinho Feitosa, que rachou o PSDB para apoiar Elmano.

Ciência, Tecnologia e Educação Superior: Sandra Monteiro, ex-coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação da pasta. É chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Pesca e Aquicultura: Oriel Nunes Filho, deputado estadual eleito pelo PDT, foi chefe de gabinete da Ragional V da Prefeitura de Fortaleza. Abre espaço na Assembleia para o deputado estadual Antônio Granja, segundo suplente pedetista.

Relações Internacionais: Roseane Medeiros, atual secretária-executiva do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, foi presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC).

Direitos Humanos: Socorro França. Foi secretária da Justiça e da Proteção Social nos governos de Camilo Santana (PT), assessora de Política Públicas sobre Drogas no governo Cid Gomes (PDT). Foi procuradora-geral de Justiça do Ceará em cinco mandatos.

Cidadania e Diversidade: Mitchelle Meira (PT), ex-coordenadora nacional da política LGBT no Governo Federal e ex-coordenadora municipal da política LGBT de Fortaleza, na gestão de Luizianne como prefeita.

Conselho Estadual de Educação: Ada Pimentel, atual presidente do conselho, mantida no cargo. Foi secretária da Educação de Sobral no primeiro mandato de Cid Gomes (PDT) na Prefeitura.

Confira os nomes que já haviam sido anunciados:

Desenvolvimento Econômico: Salmito Filho (PDT), deputado estadual, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza

Turismo: Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo e Cultura de Caucaia

Desenvolvimento Agrário (SAD): Moisés Braz (PT), deputado estadual

Meio Ambiente: Vilma Freire, administradora, presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri)

Trabalho: Vladyson Viana, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT)

Povos Indígenas: Juliana Alves, Cacika Irê do povo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz

Esporte: Rogério Pinheiro, atual secretário do Esporte e Juventude, ligado ao ex-senador Eunício Oliveira (MDB)

Mulheres: Jade Romero (MDB), vice-governadora eleita, ex-secretária-executiva do Esporte no governo Camilo Santana (PT) e ex-secretária de Participação Popular de Fortaleza na gestão Roberto Cláudio (PDT)

Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE): Aloísio Carvalho (MDB), atual secretário, que segue no posto

Igualdade Racial: Zelma Madeira, assessora especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará

Recursos Hídricos: Robério Monteiro (PDT), deputado federal e ex-prefeito de Itarema

Cidades: Zezinho Albuquerque (Progressistas), deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa

Educação: Eliana Estrela

Fazenda: Fabrízio Gomes

Planejamento e Gestão: Sandra Machado

Juventude: Adelita Monteiro

Saúde: Tânia Mara Coelho

Segurança Pública: Samuel Elânio

Administração Penitenciária: Mauro Albuquerque

Controladoria-geral de Disciplina: Rodrigo Bona Carneiro

Proteção Social: Onélia Santana

Procuradoria-geral do Estado: Rafael Moraes

Cultura: Luísa Cela

 

De O Povo

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Um comentário em “Paridade: Governador do Ceará vai nomear 16 homens e 16 mulheres para secretarias do estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *