Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Cerca de 4 mil e 500 alunos serão avaliados em Timon pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica; Avaliações vão para o IDEB

EA9A9916

Cerca de 4.500 alunos da rede municipal de Educação de Timon começaram nesta segunda-feira (21) a realizar as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As avaliações serão aplicadas para os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental em datas pré-estabelecidas pelo Ministério da Educação. O prazo para que as aplicações sejam encerradas é o dia 1º de novembro de 2019.

 

Das escolas da rede municipal devem fazer a prova cerca de 2.300 alunos do 5º ano de 47 escolas e cerca de 2.100 alunos de 35 escolas do 9º ano, contando zona urbana e rural de Timon.

 

As provas do Saeb são realizadas em anos ímpares e são priorizadas as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Contudo, neste ano as provas do Saeb também serão aplicadas em turmas de amostragem do 2º ano do Ensino Fundamental, sendo que em Timon a escola selecionada foi a Nazaré Rodrigues.

 

Outra novidade é que três escolas também foram selecionadas para aplicar avaliações de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Estas provas serão realizadas pelos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas Nazaré Rodrigues (Zona Urbana), Ney Rodrigues (Zona Urbana) e Norberto Moreira Lima (Zona Rural).

 

“Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Educação ofereceu formações para professores, gestores e técnicos, para que eles pudessem preparar melhor nossos alunos para as provas do Saeb. O programa Educar Pra Valer também auxiliou os alunos do 2º e do 5º ano do Ensino Fundamental que farão a prova. Com isso, esperamos que Timon alcance um bom resultado”, afirma a secretária municipal de Educação, Dinair Veloso.

 

Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados. Esses índices estão descritos e organizados de modo crescente em escalas de proficiência de língua portuguesa e de matemática para cada uma das etapas avaliadas. As escalas funcionam como apoio para a interpretação dos resultados do Saeb – que, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono apuradas no censo escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 

Da assessoria

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael