Com 46% de cobertura de esgotamento, Timon avança em saneamento e saúde

Desde 2022, Timon tem alcançado avanços significativos em infraestrutura de saneamento, especialmente no que se refere à coleta e tratamento de esgoto. Graças aos investimentos da concessionária Águas de Timon, a cobertura de esgoto da cidade saltou de 3% em 2022 para 46% em 2024, atendendo à área urbana da cidade. Esse cenário positivo alcançado contribui para a promoção da saúde pública e para a melhoria da qualidade de vida dos timonenses.

Quando são feitos investimentos em saneamento básico, os retornos aparecem também na área da saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 1 real investido em saneamento, economizam-se 4 reais em saúde pública, evidenciando que o saneamento cria uma barreira sanitária entre o indivíduo e o meio ambiente, gerando um ponto de defesa preventiva para criar um ambiente saudável para a população.

O serviço de coleta e o tratamento de esgoto promovem economia para os serviços de atenção e atendimento médio, auxiliando na redução da fila de serviços de saúde e promovendo a redução dos casos de doenças diversas, infecciosas e parasitárias presentes em um cenário com falta de saneamento básico. Dados revelam, nacionalmente, um cenário de atenção. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2022, 90 milhões de brasileiros (44,5% da população) ainda não têm acesso à rede de coleta e tratamento de esgoto e que o Brasil teve mais de 197 mil internações por doenças de veiculação hídrica. Portanto, Timon está acima da média nacional e os reflexos na qualidade de vida dos timonenses também já começam a aparecer.

“Ter acesso ao ciclo do saneamento em sua estrutura completa é essencial para uma comunidade mais saudável, equilibrada e com melhor expectativa de vida. Retirar os esgotos a céu aberto e tratar o esgoto é fundamental para que Timon amplie sua qualidade de vida e se torne uma cidade cada vez mais saneada, com menos doenças, mais rios protegidos e dignidade para os timonenses,” destaca Guilherme Coeli, gerente de operações da Águas de Timon.

Confira abaixo o cronograma completo de Obras – 10 a 16 de junho

Implantação de rede de esgoto
Bairro Parque Piauí – Rua Antônio Marques

Agentes socioambientais
Bairro Parque Piauí

Responsabilidade social
Visitas às obras de esgotamento

(Da assessoria )

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *