Conheça Santa Cruz dos Milagres – o terceiro santuário mais visitado do Nordeste

Águas de Timon - Novembro/2024

                                                                                       História

Em uma fazenda chamada “Jatobá”, um dia ali chegou “um profeta”, um destes “beatos” que naquele tempo andavam de lugar em lugar, falando de penitência e outras devoções particulares, impressionando a mente simples do povo. Levou o vaqueiro da fazenda ao alto de um morro próximo, e ali, entregando a ele um cavador de madeira, mandou que abrisse um buraco na pedra bruta, que cobre quase todo o monte. Ele mesmo foi ao mato próximo trazendo logo depois uma cruz de madeira. O vaqueiro não havia cavado nada, naturalmente.

O velho abaixou-se, traçou com o dedo um círculo na pedra, e com a mão toda, sacou um extrato da mesma, ficando aberto o buraco um tanto profundo e circular, como se pode ver ainda hoje ao lado da Igreja. Ali fincou a cruz e disse ao vaqueiro que, por aquele sinal um dia aconteceriam maravilhas. Em seguida desceu o morro e já próximo ao rio São Nicolau, mostrou-lhe uma nascente de água (olho d’água) que o vaqueiro não conhecia, apesar de tantos anos campeando naquela região. Também falou que, por aquelas águas, até milagres haveria de acontecer.

Contam que o velho depois seguiu viagem, ou que teria simplesmente desaparecido. O vaqueiro voltou aos seus trabalhos, esquecendo o incidente. Tempos depois adoece uma filhinha sua. Piorando cada vez mais, apesar das “meizinhas”, rezas e promessas. Lembrou-se o vaqueiro da cruz que ficara lá no morro. Levou a criança até lá, rezou com e depois, no olho d’água, deu-lhe um banho e a fez beber daquelas águas límpidas. Voltou para casa com a filhinhas completamente curadas.

Da admiração e gratidão que o fato provocou, e de muitos outros “acontecidos”, surgiu uma devoção que já se espalhava por todo Nordeste, acrescida cada dia por mais histórias, mais lendas e mais “casos”, atração que leva milhares de pessoas a Santa Cruz todos os anos.

nas lentes de www.edivasconcelos.com.br

Rumo a terra de Santa cruz dos milagres

Imagens de fé e devoção na 3ª maior romaria do Nordeste.  Santa Cruz dos Milagres, que fica a 180 quilômetros da capital Teresina.

Mesmo sem ter onde se hospedar, eles vem o importante é vir agradecer e pedir graças a Divina Santa Cruz.

fé e devoção dos milhares de romeiros que visitam a cidade

A fé do sertanejo que nunca desiste

Santa Cruz dos Milagres reuniu mais de 50 mil pessoas no encontro dos Santos, muitos padroeiros de diversos lugares compareceram a este evento que cada ano vem aumentando o número de romeiros. Encontro este que se iniciou com apenas algumas imagens da região vizinha.

Dedico esse ensaio fotográfico a todos os romeiros de Santa Cruz dos Milagres

Gratidão ao amigo Marcos Teixeira e Magno Bonfim

 

Conheça nosso site: www.edivasconcelos.com.br

whatssap: 9 8857-0682

 

 

 

 

Edi Vasconcelos

Um comentário em “Conheça Santa Cruz dos Milagres – o terceiro santuário mais visitado do Nordeste

  1. Bela reportagem, Ellias. PARABÉNS.
    Revivi, com ela, muito do meu passado que ainda faz parte do presente e fará do futuro, com certeza.
    O que falto no ser humano é um pouco, pelo menos um pouco de religiosidade, não importa onde, em que igreja ou religião, mas só mais um pouco de Deus no coração e tudo seria diferente.
    Muito bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *