Departamento Municipal de Iluminação Pública de Timon se torna desafio para Dolival Andrade

Um dos mais experientes aliados do governo , Dolival Andrade, tem enfrentado enormes dificuldades para levar adiante o funcionamento do Departamento Municipal de Iluminação Pública de Timon (DEMIP). Diretor do órgão desde o começo do governo Dinair Veloso, Dolival enfrenta uma crise por falta de recursos.

Um exemplo claro do quão grave crise enfrenta o departamento pode ser constatado no repasse feito  no mês passado pela Equatorial, empresa que arrecada  os recursos da iluminação pública da cidade e transfere para o órgão municipal. A soma foi tão somente 11 mil reais recebidos, uma situação que tem obrigado o governo municipal fazer aportes financeiros para o funcionamento do órgão.

Pouco tempo atrás a média de recursos repassados eram de até 200 mil reais, mas nos últimos meses tem se mantido irregular com tendência de queda.

Estão sendo apontados como causa para o repasse inexpressivo por parte da Equatorial as inadimplências, a tarifa social e o caduco sistema de iluminação pública da cidade, onde ainda predomina lâmpadas de alto consumo, as chamadas luminárias a vapor de sódio.

Deficitário atualmente, o DEMIP tenta agora investir nas lâmpadas de LED, uma forma de reduzir o consumo de energia pública e com isso aumentar o repasse por parte da Equatorial. “As lâmpadas de LED podem chegar até 80% de economia, além de ter uma vida útil muito maior e oferecer uma qualidade de energia superior. Nossa meta neste momento é investir nisso, pois a Equatorial não tem um medidor de consumo de energia em cada poste, ela faz o cálculo por estimativa de consumo baseada no número de lâmpadas que existem na iluminação pública. Como a maioria não é de LED, essa estimativa eleva muito o cálculo para cima, diminuindo o repasse para o DEMIP”, explicou o diretor Dolival Andrade.

 

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

9 comentários sobre “Departamento Municipal de Iluminação Pública de Timon se torna desafio para Dolival Andrade

  1. A lâmpada do poste aqui de frente de casa, tem vida própria, ascende no dia que quer e na hora que quer.

  2. Incrível, culpar a crise pela queda do repasse? Melhor achar outra desculpa, todos continuam pagando suas contas de energias: O motivo é falta de atitude mesmo.

  3. Aqui num conjunto Primavera tem uma rua que ta num escuro vai fazer um mês é ninguém não resolve é uma vergonha

  4. Avenida tiúba enfrente da igreja Pedro e Paulo escuridão total ! A meses Socorro! ! Urgente!

  5. Conversa Pra boi dormir. A arrecadação é muito maior. Essa estória está mal contada. As ruas de Timon está uma precariedade com relação a buracos e iluminação pública. O consumidor paga todo mês o valor já vem incluso no talão. Contem outra!!!.

  6. Faz 2 meses que tento sem sucesso a troca de uma lâmpada do poste na rua Justino de Oliveira Costa, junto a esse órgão. Que ao meu ver nunca funciona.

  7. Tirar um repasse como regra? E todos os demais meses que o repasse, pq ninguém veio reclamar? Ele devia era explicar os gastos todos os meses e dizer pra onde está indo esse dinheiro pago pela a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *