Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Imperatriz: Prefeito Assis Ramos faz acordo com governo federal e consegue 93 milhões que poderão transformar a estrutura educacional do município

Dinheiro resgatado do FUNDEF vai modernizar e dar segurança às escolas e creches

Essa foi uma negociação pioneira e histórica, que injeta recursos extras na Educação, pleiteadas a décadas (Foto: Arquivo)

Após acordo com o União, de recursos que vinham sendo questionados há mais de uma década na Justiça, de diferentes repasses da Educação, ainda do tempo do Fundef, Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental, hoje, Fundeb, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, já estão em caixa para uma ampla série de investimentos nos prédios próprios da rede municipal de ensino e construção de escolas novas, modernas, seguras e confortáveis. Com mais de 93 milhões, revolução no âmbito educacional esperada há anos pela população imperatrizense será realidade em breve.

Com empenho do Município de Imperatriz, e o trabalho do prefeito Assis Ramos, o valor entrou na lista dos precatórios ainda em 2018. Agora com a liberação, Prefeitura poderá investir na estrutura física da rede municipal e diminuir o número de aluguéis de prédios públicos, resultando em economia significativa aos cofres públicos.

“Dizer que eu provoquei prejuízo, ao negociar com o Governo Federal o Fundef represado há décadas em Brasília, não chega a ser nem um ponto de vista, é uma justificativa para um grave pecado de omissão. Negociado, por quase 94 milhões de reais, ainda assim deu muito trabalho para recebermos. Quem não negociou, vai esperar mais outro tempo que não se sabe quando vai acabar, e pode ser que, até lá, neste país de tamanhas instabilidades, esse crédito deixe de existir. E aí, como se diz popularmente, nem mel, nem cabaça!”, adverte o prefeito Assis Ramos.

“O que nós vamos fazer com esse recurso extraordinário? Cinco belas escolas novas, modernas, seguras e confortáveis. Creches, todas no padrão Pró-Infância; vamos ampliar, reformar, modernizar, climatizar e fazer quadras cobertas em praticamente todas as demais escolas; treinar e capacitar nossos professores; colocar cadeiras e mesinhas novas para os alunos; dotar as escolas de sistema de energia solar para baratear o funcionamento geral de climatização de todas as salas de aula. A gente vai começar tudo agora, para estar pronto até o ano que vem”, informa o prefeito.

Assis lembra que, por omissão das gestões anteriores, todas as gerações passadas de alunos e professores se privaram desse conforto e dessa segurança. “Isso já poderia ter sido feito. Daqui a dez ou mais anos essa questão ainda estaria se arrastando, sacrificando outras gerações que estão aí, em prédios velhos e inadequados”, observa Assis.

“A quem se pronuncie, de maneira oportunista, dizendo que parte desse valor deveria ser distribuído com os professores. A lei não permite; responderíamos por crime de improbidade, os professores e eu. Esse dinheiro é de muitos anos atrás, de um tempo em que os professores eram outros. Tem nada a ver com as gerações atuais e mais recentes. O Tribunal de Contas da União, TCU, determinou, e o Ministério Público Federal, MPF, reiterou essa decisão: é para infraestrutura e capacitação do corpo docente. Eu, antes de ser prefeito, sou delegado de polícia, escravo da lei, vou cumprir a lei”, finaliza, Assis Ramos.

QUADRO DE OBRAS

Escolas novas, modernas, climatizadas e com videomonitoramento

  1. Habitar Brasil
  2. Residencial Sebastião Régis
  3. Residencial JK
  4. Canto da Serra I
  5. Canto da Serra II

Zona Rural – Reforma e climatização

  1. JK Petrolina
  2. São Felix
  3. Dom Marcelino, Coquelândia
  4. Tomé de Sousa, Olho d’Água

Tudo NOVO – Reforma, com quadras cobertas, anfiteatro e videomonitoramento

  1. Escola Santa Rita
  2. Escola Mutirão
  3. Escola Darcy Ribeiro
  4. Escola Tocantins
  5. Escola Santa Maria
  6. Escola Elísia Nunes
  7. Escola Costa e Silva
  8. Escola Ipiranga
  9. Escola Morada do Sol
  10. Escola Paulo Freire
  11. Escola Frei Tadeu

Pró-Infâncias – Ampliação e modernização

  1. Jair Risignoli
  2. José Ribamar Garros
  3. Jackson Lago
  4. Shirley Farias

Quadras Cobertas

  1. São Felix
  2. Lagoa Verde

Mais investimentos

  • Manutenção predial geral
  • Climatização geral
  • Ponto Eletrônico
  • Videomonitoramento geral
  • Material para cegos e surdos
  • 2 ônibus para zona rural
  • Kits energia solar geral
  • Forro PVC todas as escolas
  • Dedetização todas as escola
  • Barco Escolar, Imbiral
  • Extintores e sinalização geral
  • Mobiliário

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael