Destaques

Nova sede da APAC de Timon vai reduzir superlotação dos presídios e favorecer pavimentação de mais ruas da cidade

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC de Timon vai inaugurar em breve sua nova sede, no Planalto Boa Esperança. Construída com recursos federais, será a primeira sede da APAC no Brasil a abranger pessoas em regime aberto, semiaberto e fechado, e uma das maiores do Brasil.

A expectativa é que a ampliação do atendimento combata a superlotação nos centros de detenção no município.

A instituição conta com parceiros como o Poder Judiciário, Ministério Público, estado e município.

Com capacidade atual para 90 apenados, a nova estrutura da APAC – Timon permitirá receber 162, um aumento de quase 80 novas vagas.

Alinhada às normas da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e à metodologia nacional da APAC, a sede contará com oficinas de panificação, malharia, fabricação de blocos de concreto, marcenaria, serralharia, artesanato, laboratórios de informática e salas de aula.

Destaca-se a parceria com o deputado Rafael, cujas emendas parlamentares têm financiado a pavimentação de ruas desde 2021, por meio dos programas “Rua Digna” e “Trabalho com Dignidade”, do Governo do Maranhão e da APAC. Mais de 30 vias já foram calçadas, com uma produção de blocos de cimento produzidos pelos internos.

Com produção diária de 1400 blocos, após a inauguração da nova sede, esse número passará para quase 5000 blocos diários.

PREMIAÇÃO

Em junho deste ano, a APAC – Timon recebeu o prêmio Programa de Gestão Penitenciária – GESPEN, reconhecendo o avanço na gestão das unidades prisionais no Maranhão. Com a nova instalação, o deputado Rafael prevê um aumento pavimentação de ruas em parceria com o Governo do Maranhão e a APAC. A APAC – Timon visa não apenas a ressocialização dos apenados, mas também o desenvolvimento da cidade, colaborando para a transformação de vidas e melhorias em diversos setores, especialmente na mobilidade urbana. A inauguração da nova sede da APAC – Timon está prevista para as próximas semanas, com o intuito de fortalecer o trabalho de ressocialização dos apenados, para reinserção na sociedade.

 

Da assessoria

5 Comentários

  1. Tai um projeto que merece aplausos. Ressocialização, onde todos saem ganhando; apenados, sociedade e governo. Parabéns!

  2. Parabéns governador Carlos Brandão e deputado Rafael. Toda sociedade timonense agradece pelo belíssimo projeto!

    1. Minha rua no bairro joia desde o tempo que comprei minha casa q era p ser asfaltada e nunca foi … acho que vou ter q esperar a gestão de 2025 .

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade