Pernambuco: Candidata a governadora que perdeu o marido de infarto no dia da eleição, assume a dianteira em pesquisa

Raquel Lyra (blusa azul) e Marília Arraes : Candidata do PSDB tem 8 pontos na frente na pesquisa Ipec.

Pesquisa do Ipec divulgada nesta terça-feira (11), encomendada pela Globo, aponta que a candidata Raquel Lyra (PSDB) tem 50% de intenção de votos no segundo turno e que a candidata Marília Arraes (Solidariedade) tem 42%.Este é o primeiro levantamento para o governo de Pernambuco do instituto após o primeiro turno das eleições.

Raquel Lyra passou por uma situação das mais terríveis no último dia 2, pouco antes do início da votação, quando passou mal, foi socorrido mas acabou morrendo (reveja o caso clicando aqui).

As entrevistas foram feitas entre domingo (9) e esta terça-feira (11). Foram ouvidas 2.000 pessoas em 75 municípios pernambucanos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04635/2022.

De acordo com o Ipec, se a eleição fosse hoje, Raquel teria 54% dos votos válidos, e Marília , 46%

  • Raquel Lyra (PSDB): 50%
  • Marília Arraes (Solidariedade): 42%Branco e nulo: 4%
  • Não sabem/não responderam: 3%

Nos votos válidos, o levantamento apontou que Raquel Lyra tem 54%, e Marília Arraes, 46%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

No primeiro turno, Marília recebeu teve 1.175.651votos (23,97%), e Raquel, 1.009.556 votos (20,58%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Intenção de voto (espontânea e votos totais)

O levantamento também questionou os eleitores em quem votariam para governador, sem apresentar nomes. Raquel Lyra obteve 37%, e Marília Arraes, 31%. Além disso, 2% disseram que iriam votar em “outros”; 7% pretendem votar branco ou nulo; e 23% não souberam ou preferiram não opinar.

 Fonte: G1

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *