Destaques

Pesquisa para a prefeitura de Teresina mostra desastrosa performance do Dr. Pessoa

Pesquisa realizada pelo Instituto DataMax no período de 01 a 03 de agosto em todas as zonas de Teresina, revelou o atual cenário eleitoral para a Prefeitura da capital piauiense. O levantamento abordou diferentes cenários e considerou a intenção de voto espontânea e estimulada.

A pesquisa ouviu 1000 eleitores com 16 anos ou mais, com margem de erro de 3,09% e nível de confiança de 95%. 

Na intenção de voto espontânea, ou seja, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos na disputa municipal, o ex-prefeito Sílvio Mendes, do União Brasil, aparece com 15,9% das intenções, seguido por Bárbara do Firmino, do Progressistas, e Fábio Novo, do PT, ambos empatados na margem de erro com 7,3% e 5,7%, respectivamente. 

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT) obteve 1,3% no levantamento%; já o atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) aparece com 1,2% das intenções de votos.

Dr. Pessoa, apesar de ser prefeito, tem apenas 1,2% na pesquisa espontânea.

Superintendente da SAAD Sul, o deputado licenciado Jeová Alencar (Republicanos) figura com 0,80%; seguido pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), lembrado por 0,70%. O ex-secretário de Educação de Teresina, Kleber Montezuma (Progressistas) é lembrado por 0,40%, mesmo índice do presidente da Câmara Municipal, o vereador Enzo Samuel (PDT). 

Outros nomes citados foram: o ex-prefeito de Floriano Joel Rodrigues (Progressistas), o ex-deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) e o ex-senador Elmano Férrer (Progressistas) ambos com 0,30%. O pré-candidato do PSD e deputado federal Marcos Aurélio Sampaio foi mencionado por 0,20% dos entrevistados. 

Ainda aparecem na pesquisa com 0,10% cada: Dudu, Átila Lira, Beto Rego, Washington Bonfim, Karla Berger, Rafael Fonteles, Paulo Márcio, Dr Vinícius, Mão Santa, Major Diego, Lucy Soares, Gessy e Pablo Santos. 

A pesquisa ainda mostra que 60,5% dos entrevistados não souberam ou não opinaram e 3,4% declararam voto nulo ou em branco.

Cabe indicar que como o levantamento é espontâneo, os eleitores podem citar qualquer nome, isso explica a indicação de políticos que sequer manifestaram desejo de concorrer à Prefeitura no próximo ano. 

Na estimulada, polarização entre grupos políticos

No primeiro cenário da pesquisa estimulada, ou seja, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, Mendes aparece com 37,2%, seguido por Bárbara do Firmino com 24,5% e Fábio Novo com 12,7%. 

Jeová Alencar (4,1%), Franzé Silva (2,7%) também foram citados. O atual prefeito, Dr. Pessoa obteve 1,9% das intenções, enquanto o presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT) figura com 1,6%. O ex-deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) soma 1,0%. Por fim, o pré-candidato do PSD, o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio registra 0,70% e o médico Paulo Márcio (MDB) aparece com 0,30%. 

O número de eleitores que não souberam ou não opinaram foi de 8,8%, enquanto 4,5% declararam voto nulo ou em branco.

Cenário com Sílvio e Fábio

No segundo cenário estimulado, Sílvio Mende continua em primeiro lugar com 57,7% das intenções de voto. Fábio Novo aparece em segundo lugar com 21,4%, seguido por Dr. Pessoa com 3,8%. Os eleitores que não souberam ou não opinaram totalizaram 11,2%, enquanto 5,9% afirmaram que votariam nulo ou em branco.

Cenário com Bárbara e Fábio

Já no terceiro cenário estimulado, considerando Bárbara do Firmino como candidata do grupo de Ciro Nogueira, a filha do ex-prefeito Firmino Filho surge como líder com 42,8% das intenções de voto, seguida pelo ex-secretário estadual de Cultura, Fábio Novo com 28,2%. 

O atual prefeito, Dr. Pessoa, figura com 3,9%. Aqueles que não souberam ou não opinaram representaram 16,8%, enquanto 8,3% afirmaram que votariam nulo ou em branco.

Franzé no confronto com Bárbara

ConsiderandoFranzé Silva como o candidato petista, no quarto cenário estimulado mensurado pelo DataMax, Bárbara do Firmino se destaca com 52,50% das intenções. 

O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva surge em segundo com 10,80% e o atual prefeito Dr. Pessoa é o terceiro com 4,70%. A quantidade de eleitores que não souberam ou não opinaram foi de 20,6%, enquanto 11,4% declararam voto nulo ou em branco.

Cenário entre Sílvio e Franzé 

No último cenário estimulado, Sílvio Mendes mantém sua liderança com 63,7%, seguido por Franzé Silva com 10% e Dr. Pessoa com 4,10%. A quantidade de eleitores que não souberam ou não opinaram foi de 14,70%, enquanto 7,50% declararam voto nulo ou em branco.

DataMax mensura opinião sobre disputa interna do PT 

Além das intenções de voto, o Instituto DataMax também avaliou a opinião dos teresinenses em relação a dois pré-candidatos do Partido dos Trabalhadores, que têm travado uma disputa ferrenha pela indicação da legenda. 

Sobre Fábio Novo, 33,5% dos entrevistados afirmaram que poderiam votar nele, enquanto 22,4% declararam que não votariam de jeito nenhum. Aqueles que votariam com certeza representaram 22%, e 20,1% não souberam ou não opinaram.

No caso de Franzé Silva, a pesquisa revelou que 43,20% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum. Aqueles que poderiam votar somaram 22,6%, enquanto 24,9% não souberam ou não opinaram. Outros 9,3% afirmaram que votariam com certeza.

 

Do meionorte.com

2 Comentários

  1. Dr pessoa não tem oposição. Só o quadro de funcionários dele já é reeleição certa. Nossa pesquisa mostra qie teresina em cima está ótima. Isso é só a mídia querendo derrubar ele.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade