Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Péssima notícia para Coelho Neto: Grupo João Santos está falido

Uma notícia péssima para a cidade de Coelho Neto, município que tem nos investimentos do grupo João Santos uma das suas principais fontes de riqueza em sua economia. Com 12 fábricas, detendo 13% do mercado de cimento no Brasil, foi decretado, oficialmente, a falência do Grupo João Santos, dono da marca Nassau.

A Nassau produzia 6,4 milhões de toneladas de cimento. Mas, o Grupo João Santos não era só cimento. Tinha usinas de açúcar e etanol, de papel e celulose ( setor com investimentos em Coelho Neto) e uma rede de comunicação, a Rede Tribuna. No epicentro dos atrasos salariais e desvalorização de seus produtos está a questão familiar.

Uma reportagem produzida pela revista Isto É Dinheiro, em 2010, já anunciava a crise instaurada que, mais cedo ou mais tarde, resultaria na situação local. No entanto, o império do Grupo começou a andar mal das pernas há sete anos, na ocasião da morte do patriarca e presidente do conglomerado, João Pereira dos Santos.

Segundo a reportagem, a briga pelo controle do grupo teria de um lado Fernando Santos, José Bernadino Santos e Maria Clara Santos, filhos de João Santos, e do outro lado, as irmãs de João Santos, Ana Maria Santos e Rosália Santos, além de Alexandra. Rodrigo e Maria Helena, filhos do primogênito João Santos Filho, que faleceu na década de 80. As discórdias entre os parentes de João Santos começaram em 2009, durante o inventário de bens deixado por ele.

A crise da empresa e a preocupação da atual gestão e do deputado Rafael Leitoa

Com vários meses de salários atrasados dos funcionários e com muitos sem receber o dinheiro de acordos trabalhistas feitos com a empresa, a fábrica do grupo João Santos em Coelho Neto há anos vem dando dando sinais da crise que culminou com a falência. No mês passado o prefeito Américo de Sousa juntamente com o deputado estadual Rafael Leitoa chegaram a se reunir com trabalhadores e dirigentes da empresa discutindo a crise que existe na fábrica. Na oportunidade, Rafael Leitoa chegou a se comprometer em fazer uma viagem a Recife para falar com a direção geral da empresa para expor a situação dos trabalhadores e busca  alternativas que pudessem encontrar uma solução para o problema. agora com a novidade da falência, o prefeito Américo Sousa e o deputado Rafael Leitoa quase nada poderão fazer para reverter a situação…

(Com informações da coluna do Rubens Frota, do jornal O Estado (Ceará)

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael
Ateliê dos Doces