Prefeita Dinair apoia criação do Parque Ambiental do Sambico, diz secretário
Reunião na foto acima selou apoio da prefeita Dinair ao projeto.
A prefeita Dinair Veloso apoia a criação do Parque Ambiental do Sambico em Timon. A revelação foi feita pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Carlos Assunção ao jornalista Elias Lacerda.
O Ministério Público através do promotor Antônio Borges Júnior , da promotoria do meio ambiente de Timon, e a defensoria pública do estado, estão com ação na justiça para resgatar a antiga o projeto de transformar a Lagoa do Sambico num Parque Ambiental da zona urbana da cidade, como foi revelado em matéria publicada neste portal na semana passada (reveja clicando aqui).
De acordo com o secretário José Carlos Assunção (foto ao lado), uma reunião ocorrida dias atrás (veja foto acima) selou o apoio da prefeita a iniciativa do Ministério Público e Defensoria Pública. “A prefeita Dinair se colocou a favor da iniciativa e não interviu antes para esse objetivo em virtude da área da lagoa não ser pública e está sendo reivindicada por algumas pessoas que se dizem donas de terrenos no local”, disse José Carlos Assunção.
O Secretário de Meio Ambiente explicou que tão logo o Ministério Público e a Defensoria Pública resolvam a situação jurídica conseguindo com que a área do Sambico passe para o poder público, a prefeitura de Timon fará os encaminhamentos necessários para que seja criado o Parque Ambiental.
Vale lembrar que o Parque Ambiental deverá ser construído pelos construtores do Shopping Cocais, compromisso assumido pelos mesmos em audiência pública. O parque seria construído como compensação ambiental, já que a construção do shopping ocupou parte da lagoa, mas os construtores se dizem impedido por conta da área da lagoa está sendo reivindicada na justiça por algumas pessoas.
Passo todos os dias na av.piaui e fico triste em ver animais Mortos na avenida causada por veículos seria bom a prefeitura fazer algum tipo de proteção nessa avenida pra acabar com isso.
Torço para que esse Parque Ambiental Urbano seja criado. Timon é uma importante cidade do Maranhão, porém muito carente de áreas de lazer. Parabéns ao Ministério Público pela iniciativa em devolver a área da Lagoa do Sambico para nossa cidade. Em se concretizando esse projeto, será um belo cartão postal da cidade. Falta agora a Prefeitura e o Governo do Estado se unirem para revitalizar o principal portal de entrada de Timon, o da Ponte Nova juntamente com o Posto Fiscal, pois está fazendo é vergonha.
Muito feio nosso portal de entrada do município de Timon
Esperemos que dê tudo certo, e que não demore a ser concretizado. Nossa querida Timon não deve mais se “comportar” com “timidez”, mesmo sendo algo previsto a ser construído pela iniciativa privada, como o cumprimento de um acordo. Que seja de fato, concluído. O próprio poder municipal poderia também buscar recursos para construir um calçadão na margem da Av. Piauí entre a ponte da amizade e a ponte metálica, colocar um piso novo, colocar luminárias e seria mais uma opcao para as pessoas poderem andar à noite, além de deixar a avenida mais bonita (colocar tambem asfalto novo), e “casaria” com a construção do Parque ambiental do Sambico. Em meu entender investir em beleza não é jogar dinheiro fora. Inclusive não compreendo porque o canteiro central da Av. Presidente Médici- Carlos Jansen (até a saída pra Caxias) não é arborizado. Isso produziria uma beleza considerável. Uma árvore demora a crescer, mais um motivo pra começar isso o quanto antes. Não sei como é um planejamento para arborizado uma Avenida que é uma rodovia federal, mas a mesma já tem um início de arborização, por que não concluir o que foi começado? Ficaria lindíssima (além de reformar o canteiro central). Além do que, no futuro (esperemos) não distante a rodovia federal será removida do trecho que passa pelo centro da Cidade. Tambem se precisa com urgência colocar asfalto novo nas Av. Carlos Jansen, Jaime Rios, Formoso, Francisco Vitorino D’Assuncao, se estendendo ao Cidade Nova e ao Parque Alvorada. Timon precisa buscar investir em “funcionalidade” e beleza. Isso também influencia na mudança de mentalidade do timorense. Colabora com o desenvolvimento de uma “autoconsciencia”. Nossa querida Timon está precisando!.
Em relação aos animais mortos (inclui as capivaras) seria necessário fazer uma espécie de “mureta” no trajeto entre ponte metálica e da amizade, e um túnel por baixo da avenida para que os animais transitassem entre a lagoa e o rio. Vez ou outra tem animal atropelado, lamentável!
Sem dúvidas que ações que visem melhorar o meio ambiente são importantes, no entanto Timon clama por mais uma ponte sobre rio Parnaíba. É inadmissível nenhuma autoridade municipal, estadual e federal ter uma resposta ao causo do trânsito de todas as manhãs e final de tarde nessa cidade.