Destaques

Projeto de deputado quer mulheres com anestesista em cirurgia para inibir abusos

O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) apresentou um projeto que exige a presença de profissionais de saúde do sexo feminino durante exames e procedimentos que utilizem anestesia ou sedativos que induzam o paciente à inconsciência.

A proposta foi protocolada pelo parlamentar nessa quinta-feira (14/7), após o caso do médico anestesista preso em flagrante no Rio de Janeiro, no início dessa semana, sob acusação de sedar e estuprar mulheres grávidas durante os partos.

“É obrigatório o acompanhamento por profissional de saúde do sexo feminino durante a realização de exames ou procedimentos que utilizem de sedação ou anestesia que induzam a inconsciência de paciente”, diz o texto do PL.

O projeto também autoriza a presença de acompanhantes em exames mamários, genitais e retais feitos por mulheres, independente do sexo ou gênero do profissional de saúde. Atualmente, a lei já permite acompanhantes durante o parto.

“Vale ressaltar que a presença de um acompanhante é apenas parte de um esforço no sentido de garantir atendimento seguro e responsável a pacientes. Uma comunicação efetiva entre o profissional de saúde e a mulher é essencial, a fim de garantir a individualidade e o atendimento às necessidades dos pacientes, em especial das mulheres, além do respeito à sua autonomia e valores, visando alcançar os melhores resultados”, afirma o deputado.

Na madrugada da segunda-feira (11/7), foi preso no Rio o médico anestesista Giovanni Quintella. Ele foi gravado por enfermeiras estuprando uma mulher durante um parto cesárea. Há suspeita que ele tenha feito o mesmo com outras pacientes.

 

Do Metrópoles

 

1 Comentário

  1. É lamentável q a desconfiança só recai sobre o homem. Os erros podem ser cometidos por homens e mulheres, ou seja, não é uma exclusividade de um gênero como este deputado apregoa por aí. Infelizmente o homem se tornou numa escória, nessa visão ele representa o q há de pior no mundo. É triste!

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade