Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Projeto Mensageiros da Paz muda a vida de alunos da rede municipal de ensino de Timon

Os alunos são protagonistas na promoção da paz e resolução de conflitos dentro das escolas

842A3346

“Depois do projeto, não teve mais nenhum conflito na sala de aula”, afirmou Marina de Cássia, aluna do 9º da Escola Municipal Ney Rodrigues de Vasconcelos, localizada no bairro Mutirão, durante a cerimônia de encerramento e premiação do Projeto Mensageiros da Paz, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Núcleo de Apoio ao Educando (NAE). O evento aconteceu nesta sexta-feira (23.11), no Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz.

842A3332

Marina, uma das mensageiras da paz, contou ainda que o projeto mudou o clima na escola. “Foi muito importante para mim, porque aprendi que não podemos viver sozinhos no mundo, sempre tem alguém para nos ajudar, na escola principalmente. A Semed ajudou muito a gente com esse projeto, a fim de melhorar nossa escola. Antes, os alunos faziam bagunça e agora eles estão mais comportados, conscientes e todos se ajudando. Fazíamos atividades para melhorar o clima na sala e para deixá-la sempre organizada. Então só melhorou nossa vida escolar”.

842A3336

A abertura do evento foi feita pelo coral da Escola Municipal Pedro Falcão Lopes, do bairro Parque Alvorada, que cantou o Hino da Paz. A coordenadora do NAE, Eliane Soares, falou sobre a implantação pela primeira vez de um projeto que coloca o aluno como protagonista em sete escolas do município. “Acreditamos que os alunos são capazes, sim, de promoverem a paz, de serem mediadores de conflitos, por isso desenvolvemos esse projeto, partindo de uma necessidade e agora estamos colhendo os frutos”. Eliane acrescentou ainda que o projeto irá continuar em 2019. “O mensageiro que contribuiu vai contribuir muito mais e quem não colaborou vai começar, porque o projeto vai continuar ano que vem, contemplando ainda mais escolas”.

842A3324

A secretária de educação, Dinair Veloso, falou sobre o sucesso do Projeto Mensageiros da Paz nas escolas do município. “Os mensageiros representam os mais de 32 mil alunos que temos na rede municipal e o sucesso desse projeto é justamente por colocá-los como protagonistas; esperamos que eles sejam, a partir de agora, multiplicadores da paz. Sabemos que o trabalho do professor é muito complexo e a indisciplina compromete a aprendizagem, por isso a Prefeitura tem concentrado todos os esforços para oferecer um ambiente propício, no sentido de infraestrutura e de suporte através de projetos como esse. Só tenho a agradecer aos professores e gestores pelo grande trabalho que estão realizando nas nossas escolas”.

842A3314

Os alunos das sete escolas participantes falaram ainda sobre as experiências no projeto; sobre o que aprenderam com a cartilha “Turma do Bem” e os mensageiros e professores eleitos Nota 10 das turmas com o menor número de conflitos foram premiados com medalhas.

842A3338

PROJETO MENSAGEIROS DA PAZ

 

O projeto iniciou em agosto deste ano em sete escolas da rede municipal de ensino, elegendo alunos, que são mensageiros da paz na escola, destacando, assim, o aluno como protagonista na promoção da paz dentro das escolas do município.

842A3334

O Projeto Mensageiros da Paz, executado pelo Núcleo de Apoio ao Educando (NAE) em seis escolas da zona urbana e uma unidade da zona rural, pretende promover a disciplina necessária para o funcionamento do ambiente escolar. A iniciativa contempla situações de violência escolar, que se expressam através de agressões físicas, verbais e da desobediência às normas de disciplina, aspectos necessários no processo de ensino e aprendizagem.

842A3343

842A3329

842A3322

842A3306

842A3309

(Da assessoria)

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael