Projeto para mudança em feriado que homenageia santo em Timon deve gerar polêmica hoje na sessão da Câmara
A sessão da Cãmara Municipal de Timon deve ser agitada na manhã desta quarta-feira (29) por conta da votação do projeto de Lei do vereador Henrique Júnior(PTN) que quer trocar o feriado municipal de Timon, de 15 de outubro, que homenageia a passagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima pela cidade, fato ocorrido há mais de 60 anos, por um feriado em homenagem a São Francisco. A iniciativa do vereador , mesmo sem nenhuma manifestação religiosa oficial, segundo ficamos sabendo, tem enfrentado oposição dentro da própria Igreja e fiéis católicos da cidade.
O titular do eliaslacerda.com tem recebido mensagens de fiéis se posicionando contra o projeto. Na avaliação deles, a proposta não foi discutida com todos os segmentos católicos da cidade e assim estaria causando um mal estar entre os religiosos.
Dizem que se o projeto for aprovado garantirá também que os religiosos de Santo Antonio, da paróquia de São Pedro e São Paulo, também possam reivindicar um feriado para os santos da paróquia, bem como os evangélicos .
Henrique Júnior em conversa com o eliaslacerda.com afirmou que não é sua intenção gerar polêmicas e discórdias, mas apenas homenagear um Santo que tem muitos fiéis no município e a data do feriado que homenageia a passagem Nossa Senhora do Rosário de Fátima, está fora do contexto da realidade atual católica, tendo em vista que nem no calendário da igreja o dia da santa é comemorado em outubro, mas em maio.
Fiéis da paróquia de São Francisco estão dando apoio ao vereador e nesta manhã eles estão sendo mobilizados para irem acompanhar a votação na Câmara.