Reajuste do salário mínimo vai deixá-lo com mais de mil e 400 reais

O salário mínimo poderá ser reajustado para R$ 1.421 em janeiro de 2024, segundo cálculos de técnicos do governo. O valor exato só será conhecido no fim deste ano, mas a fórmula de reajuste foi definida na quinta-feira (24), quando o Senado aprovou a medida provisória (MP) que estabeleceu o atual montante de R$ 1.320, definido em maio passado, e implementou uma política de permanente de valorização do piso salarial.

A MP já havia sido aprovada pela Câmara na noite de quarta-feira e, agora, vai para a sanção presidencial.

A partir de 1º de janeiro de 2024 o reajuste do mínimo seguirá os mesmos parâmetros que vigoraram até 2015: reajuste pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a variação positiva do PIB de dois anos antes. O objetivo é preservar o poder aquisitivo e até aumentá-lo, caso haja crescimento da economia.

Como o PIB de 2020 cresceu 2,9% e a projeção do INPC para este ano gira ao redor de 4,5%, o piso poderá ter reajuste de 7,4%. O valor previsto para o salário mínimo terá que constar na proposta de Orçamento para 2024 que o governo tem que encaminhar ao Congresso até o fim deste mês.

O aumento do real do salário mínimo é uma bandeira importante para o atual governo. “A política foi aplicada durante vários anos e teve consequências benéficas para as famílias e a economia brasileira, na medida em que o aumento do salário mínimo, com o ganho real, implica em um volume maior no bolso do trabalhador e, portanto, movimenta mais o comércio, trazendo prosperidade para todas as famílias”, destacou o relator do texto no Senado e líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA).

A contrapartida é que boa parte das despesas públicas, como as aposentadorias e os benefícios do Bolsa-Família, são baseadas no salário mínimo. O líder da oposição, senador Rogerio Marinho (PL-RN), destacou que o aumento do mínimo implica também aumento do gasto público. Para ele, o governo não tem adotado uma postura adequada quanto à responsabilidade fiscal e o aumento real deveria ser analisado anualmente.

 

Do Correio Brasiliense

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

3 comentários sobre “Reajuste do salário mínimo vai deixá-lo com mais de mil e 400 reais

  1. Ainda eles pensam que será bom aumento este valor não ajuda em nada já aumentou tudo eu no caso trabalhei uma vida toda 50 anos pra hoje ganhar de aposentadoria 1.548,00 com seis linha de empréstimo segundo eles INSS fator na época me pegou quase 40 por cento eles governo ganham 35 mil e acham pouco e nós

  2. Pq o salário do trabalhador
    Nunca chega 2 mil reais?
    Nos trabalhador falta morre de trabalhar
    Paga imposto de todos os jeito
    E o salário é uma miséria já o do político ladrão é alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *