Simulações Realísticas no SAMU de Timon reforçam preparo para emergências com treinamentos intensivos
Na manhã deste sábado (12), a sede do SAMU de Timon foi palco de um importante momento de capacitação: o Treinamento Realístico em Atendimento Pré-Hospitalar (APH). A atividade, que simulou diversas situações críticas de emergência, teve como objetivo principal preparar ainda mais as equipes para o enfrentamento de ocorrências reais, com técnicas atualizadas e uma imersão prática e dinâmica no cotidiano do atendimento móvel de urgência.
Durante o treinamento, os profissionais vivenciaram simulações de traumas graves, como vítimas presas em ferragens, incêndios veiculares e paradas cardiorrespiratórias. Situações envolvendo fraturas, amputações, emergências clínicas e cardiovasculares também fizeram parte dos cenários montados com riqueza de detalhes, incluindo maquiagens realísticas nos ferimentos.
A diretora-geral do SAMU de Timon, Marielle Coimbra, destacou a importância do treinamento como ferramenta para corrigir falhas e fortalecer a atuação das equipes em campo. “A nossa intenção era colocar a equipe em cenários críticos e avaliar a resposta diante dos protocolos de urgência e emergência. Após cada simulação, observamos e corrigimos os pontos necessários. Mas nossa equipe se saiu muito bem, com ótima sincronização e poucos erros”, pontuou.
Segundo a Diretora Geral, a ação contou com o apoio voluntário do Marcos Daniel, que é condutor, socorrista e instrutor do Núcleo de Educação Permanente – NEP no SAMU de Caxias-MA, além de especialista em APH, deu todo o suporte, inclusive nas maquiagens realísticas dos ferimentos.
A ação envolveu toda a equipe do SAMU/Timon: condutores, socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, radiooperadoras e técnicos de regulação médica. De forma integrada, todos puderam vivenciar os protocolos de atendimento pré-hospitalar com foco no aprimoramento contínuo.
Treinamentos como esse fazem parte da rotina do SAMU de Timon, que desde a atual gestão tem buscado fortalecer a capacitação das equipes de forma constante. A edição deste sábado ganhou visibilidade por reunir todos os profissionais de forma conjunta em um exercício que se aproximou, ao máximo, da realidade enfrentada nas ruas.
Da assessoria