Desde o começo da manhã desta terça-feira (12/05) passaram em circular imagens do setor de cervejas e outras bebidas alcóolicas do supermercado Mix Mateus, localizado na avenida Zequinha Freire, zona Leste de Teresina, lacrado, proibindo a venda destes produtos aos consumidores.
A reportagem apurou e checou junto à assessoria do supermercado, que confirmou: “Nós suspendemos as vendas de bebidas alcoólicas e estamos respeitando o decreto. Procon e Vigilância Sanitária estão indo nos supermercados e atacados fiscalizar”, disse a nota enviada pela assessoria do Grupo Mateus, empresa maranhense que abriu loja no Piauí.
O próprio assessor de imprensa enviou as imagens de como está o setor de bebidas alcóolicas do supermercado:


O decreto que o Mix Mateus se baseou é o mais recente assinado pelo prefeito de Teresina Firmino Filho, do último dia 9 de maio. Trata de uma tentativa da PMT em ser mais rigorosa com o isolamento social. Impede a venda de vários outros produtos considerados não essenciais no supermercados, como eletrônicos e vestuário. Não deixa claro se bebidas alcóolicas devem ou não ser suspensas. Por isso alguns supermercados têm mantido as suas vendas.
A assessoria da Prefeitura Municipal de Teresina informou que “ainda não” existe uma proibição especificamente a respeito de cervejas e outras bebidas alcóolicas, no entanto o decreto fala de produtos “não essenciais”. A assessoria informou que as equipes das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e da Guarda Civil Municipal estão fiscalizando os estabelecimentos para garantir o cumprimento desse decreto.
Confira o decreto:
SÓ O MIX MATEUS SUSPENDEU (ATÉ AGORA)
A reportagem foi até outros supermercados conferir se mais estabelecimentos suspenderam a venda deste tipo de produto. Até o fechamento desta matéria todos estavam com o setor de bebidas vendendo normalmente. A reportagem percorreu pelos Supermercados Carvalho, R Carvalho, Extra, Pão de Açúcar, Bom Preço, Atacadão e Ferreira.
No caso do Extra e do Bom Preço, os setores de eletrônicos e de vestuário realmente estão fechados. Há fitas de isolamento e outros produtos impedindo o acesso dos clientes. No entanto, o setor de bebidas está comercializando produtos normalmente. Não há qualquer isolamento.
Jonh
Comentou em 12/05/20