Timon avalia se adere a “lockdown parcial” que será adotado no Piauí
A prefeita de Timon Dinair Veloso (foto acima) determinou que sua equipe avalie a situação do novo coronavírus na cidade e se o município vai aderir não ao lockdown Parcial que o governo do Piauí decretou até o dia 7 de março e que Teresina deverá adotar.
No Piauí estarão suspensas a partir da zero hora da próxima quarta-feira, dia 24, as atividades religiosas de forma presencial , missas e cultos; restrições ao comércio ;Suspensão de atividades em parques, praias e espaços que podem gerar aglomerações; Proibidos as realizações de festas, shows, atividades culturais e esportivas, dentre várias outras medidas.
O eliaslacerda.com conversou com o Secretário Municipal de Saúde , Jéferson Veras sobre as medidas adotadas pelo governo do Piauí e como Timon deverá se posicionar sobre a situação.
Jéferson Veras contou que ainda nesta segunda-feira (22) o comitê de saúde deverá se reunir para tratar do assunto. Ele acrescentou que embora a situação no Piauí passe por um momento preocupante com sobrecarga no setor de saúde, em Timon é de relativa normalidade, pois o índice de transmissibilidade da doença continua estagnado abaixo de zero e não há um crescimento de casos da Covid 19 nem aumento da procura por saúde advinda de pacientes com a doença.
“A nossa situação não é grave, mesmo assim vamos avaliar a situação. Nossos leitos de UTI sempre permaneceram na casa dos 60% , 70% , chegando ao máximo de 80%, não ultrapassando isso. No momento não temos motivos para decretar, entretanto vamos avaliar pois fazemos parte da Grande Teresina e não queremos destoar na região das normas sanitárias que podem ser adotadas. A nossa expectativa é de que até a próxima quarta-feira,24, tenhamos uma posição”, disse o Secretário Municipal de Saúde de Timon, Jéferson Veras.
Edgar Castro Viana
Comentou em 22/02/21