Hotel Parnaíba
Destaques

Transposição do São Francisco levará água a Fortaleza até o final do ano




| TRANSPOSIÇÃO | Aporte para o Ceará deve começar ainda este mês. Secretários do Estado e ministros do Governo Federal se reuniram na Capital

FORTALEZA, CE, BRASIL, 12-09-2018: Ministro Carlos Marun deu entrevista coletiva no Palácio da Abolição sobre a transposição do Rio São Francisco. (Foto: Júlio Caesar/O POVO)

Os Governos Federal e Estadual planejam que as águas do Rio São Francisco cheguem a Fortaleza até o fim deste ano. Com expectativa de que a transposição chegue ao Ceará ainda este mês, a nova projeção foi anunciada em reunião realizada na tarde de ontem, no Palácio da Abolição.

 

Como forma de viabilizar o projeto, o Governo do Ceará solicitou que seja garantido, pelo Governo Federal, um aporte complementar no valor de R$ 100 milhões para a conclusão do eixo principal das obras do Cinturão das Águas.

 

No encontro, o Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, e o Ministro da Integração, Antônio de Pádua Andrade, foram recebidos pelo secretário-chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, e pelo secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira. Os representantes do Governo do Estado apresentaram o projeto da obra do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) e, durante coletiva, consideraram ser um objetivo “plenamente alcançável”.

 

“Nos próximos dias, vamos levar os resultados dessa reunião ao presidente Temer e saímos com a expectativa positiva, nos foi demostrado tanto em números quanto tivemos uma boa visualização da obra. Saio daqui muito otimista em função da necessidade e em função da grandiosidade dos benefícios que a obra vai trazer ao Ceará e à Região Metropolitana de Fortaleza”, afirmou Marun.

 

De acordo com ele, há uma orientação do próprio presidente para que a obra seja finalizada antes do fim do mandato dele.

 

Conforme o Governo Estadual, cerca de 1.500 profissionais trabalham na obra do CAC. De acordo com Francisco Teixeira, a ideia é concluir os seis quilômetros (km) restantes dos 53 necessários para enviar as águas da transposição ao Açude Castanhão via Riacho dos Porcos.

 

Com o investimento de R$ 100 milhões, a previsão é que este trecho seja concluído até novembro.

 

“Nós teremos não só a garantia dos 53 km prioritários, como poderemos prosseguir com o restante da obra, podendo ter até o fim do ano prontos o lote um, dois e cinco (80 km), ou seja, três lotes dos cinco pontos do CAC. Isso é uma possibilidade bem factível”, concluiu o titular da Secretaria dos Recursos Hídricos.

 

Prazo

 

De acordo com o ministro Carlos Marun, o presidente Michel Temer deve se pronunciar no início da próxima semana sobre a liberação da verba para o Cinturão das Águas

 

Números

 

100 milhões de reais é o valor pleiteaddo pelo Governo do Estado para concluir trecho do Cinturão das Águas10m³ por segundo é o volume de água destinado ao Ceará quendo a transposição for concluída

De O Povo

Você pode ler também!

Deixe um comentário



Barro Forte