“Vereadores estão unidos para a eleição na Câmara e para as eleições de 2018”, diz vereador Jair Mayner

Após a visita do vereador Juarez Moraes ocorrida ontem(26) onde o parlamentar destacou o processo pré-eleição para a presidência da Câmara Municipal, nesta quarta (27) a sede do e do eliaslacerda.com recebeu também o vereador Jair Mayner (PSB), oportunidade em que o parlamentar concedeu uma entrevista onde falou sobre a sucessão no legislativo municipal e a conjuntura política para o ano de 2018.

Visto como um dos edis mais próximos ao prefeito Luciano Leitoa e homem de sua confiança, Jair iniciou a conversa fazendo uma breve retrospectiva do ano de 2017.

Destacou a profunda crise financeira que atinge o país há 5 anos, mas que, apesar dela, o governo tem sido exitoso.

“Mesmo enfrentando desde o primeiro dia de mandato a maior crise financeira da história do país, nosso governo conseguiu aquilo que nenhuma outra gestão foi capaz de fazer: conseguimos, através de uma administração responsável, reduzir o custeio da máquina, manter os salários em dia e transformar a parceria com o governador Flávio Dino em investimentos para o município”, afirmou .

Jair também não poupou elogios aos deputados Rafael Leitoa, Zé Reinaldo e Weverton Rocha.

“Se não fosse o desprendimento do prefeito Luciano Leitoa e o compromisso desses deputados com nossa cidade, obras como o Mais Asfalto, o Ginásio da Av. Teresina, o prolongamento da Av. Piauí, a reforma do CAIC e do colégio Jacira, a inauguração do IEMA ou o colégio Militar, além das ambulâncias, viaturas e tratores, por exemplo, jamais teriam vindo para nossa cidade”, avaliou.

Quando questionado se realmente abriria caminho para a candidatura de Juarez Moares à presidência da Câmara de Vereadores, Jair foi enfático ao afirmar que nem a sua candidatura ou do vereador Chagas eram projetos pessoais, mas um compromisso firmado ainda no início dessa legislatura em que ficou acordado por todos os 14 vereadores da base de que o PSB teria a prerrogativa de apresentar o candidato para o segundo biênio. Desta maneira, com a concordância de todos os vereadores, e sob a indicação do seu partido, ou ele ou o vereador Chagas Cigarreiro seria o candidato de consenso da base a postular a presidência.

Perguntado se esta mudança de rumo teria causado algum estremecimento entre os vereadores governistas, Jair assegurou que este não é o caso.

“Independentemente de quem venha a presidir a Câmara nos próximos dois anos, o importante é que este vereador compreenda que este processo está diretamente relacionado às eleições de 2018 e 2020, portanto o próximo presidente deve estar comprometido com a nossa gestão e com o nosso grupo político. Da mesma forma em que estaremos juntos para eleger o próximo presidente da Câmara de Vereadores, é preciso também que este vereador retribua o apoio para que todos os integrantes da base acompanhe os candidatos que o nosso grupo apresentará nestas eleições.”

Caso se confirme uma candidatura de Roseana Sarney ao governo, a única exceção seria a professora Cláudia, pois, segundo Jair, todos estão cientes de sua relação com a ex-governadora.

“O PSB, mesmo tendo a prerrogativa de indicar o presidente da Câmara, entendeu que o melhor a fazer neste momento era ter uma visão de grupo. O vereador Juarez se articulou, conta com a simpatia de vários colegas nossos e não haveria sentido, neste momento, abrir uma cisão em nossa base.”

Questionado se o prefeito Luciano Leitoa havia dado sinal verde a esta postura do PSB, Jair esclareceu que desde o início a única exigência do prefeito foi que qualquer decisão da base fosse feita respeitando a vontade da maioria e tendo o interesse do município à frente de projetos pessoais.

“O prefeito sempre deixou claro que confia em nossa base. Nunca nos impôs qualquer demanda. Pediu apenas que o procurássemos apenas quando nós próprios tivéssemos chegado a um consenso. Tão logo isto aconteça realizaremos na sede do PDT, como acordado, uma reunião de toda a nossa base com ele para que apresentemos o nosso candidato”.

Sobre a relação dos vereadores para os próximos dois anos, Jair disse estar tranquilo. Salientou que mesmo nos momentos mais tensos os vereadores souberam manter a tranquilidade e que são sabedores da responsabilidade que tem.

A política exige de nós muita maturidade e, sobretudo, paciência. Administrar um município como o nosso, com tantos problemas a serem enfrentados, é um desafio que apenas uma base unida, sob a liderança de um prefeito responsável e comprometido, é capaz de superar. Cada um de nós tem cumprido seu papel. O presidente Uilma Rezende que está realizando uma grande gestão, o PSB que mais uma vez mostrou grandeza e sentimento de grupo e o prefeito que não interferiu em uma decisão que cabe apenas aos vereadores. Mesmo o vereador Juarez Moraes, que muitos alegam não estar comprometido com a eleição dos nossos candidatos já que seu irmão apoiou na eleição passada o deputado Paulo Neto, tem deixado claro em todas as nossas conversar que votará com o nosso grupo em outubro e apoiará além do deputado Rafael Leitoa, os demais candidatos que apresentarmos”.

Por fim, o vereador Jair ressaltou que a eleição será apenas em abril e que até lá todos os esforços serão feitos para que a base permaneça unida.

“O vereador Juarez é um grande nome e tenho certeza de que seria um grande presidente. A sua confirmação, porém, só virá depois de uma reunião com toda a base para que todos cheguemos ao entendimento. Após este processo sentaremos com o prefeito e nosso grupo político, na sede do PDT, para enfim fecharmos esta questão”, finalizou o vereador do PSB.

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *