Advogado Jaconias consegue sentença contra a Prefeitura de Timon a favor de aposentados
O advogado Jaconias Moraes (foto acima) é o patrono de uma Ação Coletiva (Processo 0808732-63.2021.8.10.0060) promovida por 91 aposentados e pensionistas contra a Prefeitura de Timon, IPMT e Câmara Municipal, em tramitação na Vara da Fazenda Pública.
A Ação tem como objeto a suspensão/cessação dos descontos previdenciários realizados nos proventos de aposentados e pensionistas pelo Instituto de Previdência do Município de Timon, o IPMT.
Jaconias Moraes alegou nos autos da Ação que os referidos descontos são indevidos e ilegais, para tanto, argumentou que a Lei Municipal nº 052/2020, sancionada ainda na gestão do ex-prefeito Luciano Leitoa, foi aprovada pela Câmara de Timon sem respeitar o quórum mínimo necessário, e sem o cumprimento do rito de tramitação estabelecido no Regimento Interno do Legislativo local e Lei Orgânica de Timon, uma vez que a citada lei foi protocolada, discutida e aprovado no mesmo dia, 25 de novembro de 2020, ocorrendo assim violação aos ditames do regimento interno, bem como ao princípio da publicidade que requer a Constituição Federal.
Na terça-feira desta semana, dia 7, Juiz da Vara da Fazenda Pública de Timon, Dr. Weliton Sousa Carvalho, julgou procedente em parte o pedido dos Autores, reconheceu a ocorrência de agressão ao processo legislativo na aprovação da lei municipal , ao mesmo tempo que condenou o Município de Timon a devolver todos os valores pagos pelos aposentados e pensionistas, habilitados nos autos do processo, a título de contribuição previdenciária.
Weliton Sousa Carvalho manda devolver os descontos a contar da competência ABRIL/2021, além de determinar a cessação de cobranças futuras, porém fixou os efeitos da prolatada sentença após o trânsito em julgado da ação.
O jornalista Elias Lacerda consultou uma fonte municipal ligada a administração municipal sobre o processo. Ela informou que a gestão municipal ainda não foi notificada da decisão do magistrado.
Agora quero ver não devolver!
Parabéns senhor advogado Jaconias , pois é uma luta ,um sofrimento dos aposentados ,que tanto sofremos com esse desconto por uma conta que foi descontada durante 25 anos de árduo trabalho. Nós vamos vencer ,Deus é maior.
Vamos juntos, para cima.
A maquiagem da reforma da sede do ipmt não apaga a injustiça dos descontos daqueles que contribuíram uma vida inteira!! Parabéns, dr Jaconias e que sirva de lição à governante municipal.
Que glória!
Bravo! Se é direito dos aposentados tem que devolver o dinheiro .
Deus é bom e justo, agradeço a Deus e ao advogado Jaconias e ao excelentíssimo senhor juiz que fez justiça por nós aposentados, que estávamos sofrendo com esse desconto exorbitante em nossos contracheques
Deus seja louvado. Gratidão por essa ação do Sr. Jacinta.
Rafael prefeito de Timon
Aqui não tem a ver com política
Q. A justiça seja feita
Aqui não tem a ver com política
Aqui não tem a ver com política, vai cuidar do seu trabalho