Audiência pública discutiu os cursos a serem implantados no IEMA de Timon
Durante a manhã desta sexta-feira (14), alunos, professores, gestores escolares e a comunidade em geral participaram de uma audiência pública no auditório Wall Ferraz com o secretário de Ciência e Tecnologia do Maranhão, Jhonatan Almada, para discutir os cursos que serão ofertados no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) em Timon. Também participaram da audiência secretários municipais, dentre eles, a secretária de Educação, Dinair Veloso.
A importante instituição é uma conquista para os jovens de Timon depois de quase oito anos. Iniciada em 2009, no governo de Jackson Lago, a obra ficou parada nos anos seguintes, e somente agora, com empenho do governador do estado, Flávio Dino, foi retomada e em breve será entregue à população de Timon com a ajuda do deputado estadual Rafael Leitoa.
“Foram mais de seis anos de luta esperando que essa escola fosse concluída, mas quando tomamos posse conversamos com o governador Flávio Dino e ressaltamos a importância de concluir a obra”, disse o deputado Rafael Leitoa.
Ao todo, serão 23 unidades do IEMA no Maranhão, e a sua função é oferecer educação profissional gratuita, com qualidade e em tempo integral. Em Timon, serão 160 vagas inicialmente, e quatro cursos serão ofertados. A audiência desta sexta-feira foi justamente para discutir com a população a demanda de cursos. De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, a pretensão é que sejam ofertados cursos inéditos no Maranhão, presentes somente nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
“A mudança do ensino da ciência e tecnologia tem que começar no ensino médio. A função do IEMA é dar esse direito de aprender”, comentou o secretário, que ainda explicou que a prefeitura já possibilita a realização de cursos de capacitação nas escolas municipais.
A previsão é que, já no início do próximo ano, o prédio – que fica localizado na Vila Bandeira na região do Parque Alvorada – já comece as suas atividades. Serão 160 vagas inicialmente e o critério de maior relevância para a seleção dos alunos serão as notas do 9º ano do ensino fundamental.
CONHEÇA OS CURSOS QUE PODERÃO SER OFERTADOS
Durante a audiência, foram apresentados alguns cursos que poderão ser oferecidos na instituição:
- Programação de jogos digitais;
- Equipamentos médicos;
- Informática médica;
- Logística;
- Cerâmica.
Além desses cursos, os participantes da audiência preencheram fichas onde era possível opinar sobre outros cursos. O edital para a seleção dos alunos e os cursos tem previsão de ser divulgado no final de Novembro.