Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Educação Municipal de Timon lança o projeto “Mensageiros da Paz”

O Projeto ‘Mensageiros da Paz’ é mais uma grande iniciativa realizada dentro das escolas municipais. A Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Educação – Semed, desenvolverá o projeto com a execução do Núcleo de Apoio ao Educando – NAE nas unidades onde foram identificados altos índices de conflitos escolares. A solenidade de lançamento do Projeto foi realizada no Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz nesta sexta-feira (03), às 8h.

Inicialmente, o projeto será desenvolvido em seis escolas da zona urbana e em uma unidade da zona rural. Os mensageiros da paz serão alunos da própria unidade, escolhidos pelos colegas da sala de aula. Serão três mensageiros por turma, eleitos pela classe por votação, que será realizada no dia 06 de agosto. Eles terão o papel de mediar pequenos conflitos utilizando o diálogo. “Os alunos eleitos passarão por uma formação no dia 13 de agosto, a fim de prepará-los. Junto a isso, eles terão a ajuda de um Professor Nota 10, eleito também pela turma, para desenvolver a cartilha Turma do Bem”, conta Eliane Soares, coordenadora do NAE e assistente social.

“O prefeito Luciano é um entusiasta da educação e de projetos que impactam a vida das pessoas. Temos investido na estruturação da rede, no fortalecimento da ação pedagógica, nos nossos gestores e professores, temos criado um ambiente propício para a aprendizagem. Quando pensamos no projeto, pensamos nos protagonistas, os alunos. Sabemos que eles têm a capacidade de mediar e sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância de seguirmos as normas, de sermos disciplinados. E, através da formação que será realizada em parceria com o juizado, eles poderão no meio escolar solucionar esses conflitos que tanto atrapalham o andamento das práticas pedagógicas e do ambiente escolar. Tudo que fazemos junto à prefeitura é para garantir o direito fundamental das crianças a uma educação de qualidade”, afirma Dinar Veloso, secretária de educação do município.  A abertura da solenidade emocionou os presentes com a apresentação do Coral ‘Mais Você’, da EMEF Ney Rodrigues, com a interpretação da música ‘Oh happy day’.

É através de iniciativas como o ‘Mensageiros da Paz’ que os índices da Educação em Timon vêm alcançando bons resultados. “Algumas escolas da zona urbana já ultrapassaram o IDEB de 2021. Precisamos parabenizar o trabalho coletivo, isso é a prova de que não apenas climatizamos 512 salas de aulas, é a prova de que tudo que foi feito impactou, sobretudo, na qualidade do ensino. Estamos hoje com um índice de evasão de menos de 2%, saímos de uma aprovação de 72% para hoje estarmos com um dado de 92%, foram mais de 138 salas de aulas construídas, temos 10 creches funcionando em tempo integral e mais três serão entregues. Tudo isso é pensando em mudar a realidade das nossas crianças”, acrescenta Dinair.

O projeto conta com a parceria do Ministério Público, 2º Vara da Família e Infância, Creas, Cras, Caps, Conselho Tutelar, Coordenadoria da Juventude, Secretaria Municipal de Saúde e Polícia Militar. “Já conhecia o projeto a partir de um primeiro encontro que tivemos lá no Fórum. Na oportunidade, foi apresentada a primeira ideia de implantar em nossa cidade núcleos de círculos de paz da justiça restaurativa e então ficou no ar essa ideia de unir as duas iniciativas: os ‘Mensageiros da Paz’ e a Justiça Restaurativa. Quando se fala de paz é uma ideia que deve ser construída em todos os ambientes, principalmente na escola e na família. Nós devemos redobrar os nossos esforços no sentido de construir na escola um ambiente de paz, onde possamos realmente desenvolver em nossos jovens esse amor”, explica Simeão Pereira, juiz da vara da infância e adolescência.

“É muito importante essa parceria institucional no combate a um problema que é comum a todos, a violência. Temos que parabenizar todos os educadores. As dificuldades são muito grandes e precisamos superar os desafios começando dentro da escola, porque somente a educação muda a realidade das crianças, continuamos acreditando nos filhos dessa cidade, dessa forma todos estarão preparados para o mercado de trabalho e é por isso que sempre estamos pensando em criar grandes oportunidades para esse geração”, afirma o prefeito Luciano Leitoa, anunciando ainda mais um grande benefício aos alunos: aulas de Robótica, com oferta inicial de 300 vagas.

Durante o evento, os alunos, pais, gestores e convidados também assistiram a uma palestra com o tema: Construindo um ambiente cooperativo que favoreça o respeito e a paz, ministrada pelo pedagogo Raimundo Santos, especialista em inteligência emocional.

(Da assessoria)


Notice: Undefined variable: aria_req in /usr/local/lsws/wordpress/wp-content/themes/eliaslacerda/comments.php on line 64

Notice: Undefined variable: aria_req in /usr/local/lsws/wordpress/wp-content/themes/eliaslacerda/comments.php on line 69

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael