Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Folguedos de Timon continuam neste domingo com várias atrações

encontro de folguedos2

encontro de folguedos

A abertura da 23ª edição dos Folguedos de Timon, que aconteceu na última quinta-feira (23), mostrou que a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado incentivam as mais variadas manifestações culturais do Maranhão. Segurança, comidas típicas, geração de renda, apresentações de quadrilha, espetáculos teatrais, reisados, bumba meu boi e muito mais. Além das atrações que fazem o reconhecimento do evento, a presença do público foi a melhor resposta.

O primeiro dia foi destinado para apresentações onde as crianças do Projeto Beija-Flor e grupos independentes tiveram um destaque especial. Um grande tablado foi montado na Avenida Teresina para que os mais jovens mostrassem ao grande público a magia da cultura. Contudo, os mais experientes mostram aos pequenos a importância de manter vivas as tradições, a exemplo dos puxadores do reisado e repentistas, que deram as boas vindas aos folguedos da cidade. Pensando na comodidade dos presentes, o governo municipal montou duas arquibancadas nas proximidades do palco e espalhou banheiros químicos e lixeiras em toda a extensão do evento.

Difícil mesmo é ir aos XXIII Encontro de Folguedos de Timon e resistir a tantas comidas típicas. A Prefeitura Municipal cedeu espaços para os barraqueiros, além de disponibilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e repassar informações sobre o acondicionamento e o manuseio correto dos alimentos vendidos. Edson Araújo veio de Teresina (PI) para ganhar um dinheiro extra em Timon: “Quando soube das atrações, eu me interessei. Vim de Teresina para vender arrumadinho, cachorro quente, refrigerante e tenho certeza que ao final desses quatro dias terei uma boa recompensa. O evento está lindo e eu, confiante”.

O timonense Antônio Uchôa vende balões; ele aposta na criatividade e irreverência: “Sempre que acontecem grandes eventos, estou lá vendendo meus balões. Optei em vir de chaves para os folguedos de Timon, porque aposto na irreverência para vender bastante, e como no primeiro dia tem muitas crianças, apostei na ideia”, comentou.

A estrutura da festa foi toda planejada, a começar pela segurança, que conta com apoio do Departamento Municipal de Trânsito, Guarda Municipal, Polícia Militar, SAMU e a contratação de seguranças particulares, que ficam distribuídos pela avenida, inclusive no portal de entrada com detectores de metais.

PROGRAMAÇÃO

A festa continua até domingo, com a seguinte programação:

Dia 25/06 (sábado): Canarinho do Baião, RW Bom, Boi Mimoso do Campo, Boi Precioso, quadrilhas “Baybatolinho”, “Flor do Sertão” e “Kambalaxo”, Boi Riso da Mocidade, Mara Pavaneçy e Farra da Gordinha.

Dia 26/06 (domingo): Baião Veteranos, Baião, Serapião, Boi Dominante, Boi Brilho da Noite, quadrilhas “Maria do Carmo Neiva”, “Bole Bole”, “ Flor Gincana”, “Canarinho do Sertão” e “Coração Junino”, Boi Esperançoso – Santa Amélia” e banda Desejo de Menina.

(Da assessoria)

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael
Ateliê dos Doces