Informes rápidos do eliaslacerda.com

Dobradinha Rubens Júnior e Henrique Júnior?

A união é muito difícil, mas como em política não tem nada impossível, tem gente de Matões e de Timon torcendo para que haja uma dobradinha nas eleições do próximo ano entre o deputado federal Rubens Pereira Júnior e o vereador Henrique Júnior para deputado estadual no município timonense.

As possibilidades são absolutamente quase inimagináveis e não fazem parte do  cenário atual  devido ao nível de proximidade e compromisso de Henrique Júnior com o deputado federal Aluísio Mendes e a preferência de Rubens Júnior por nomes mais alinhados com o compromisso de reeleição do governador Flávio Dino. Entretanto, tem gente, especialmente, parentes dos dois, que entendem que seria uma dobradinha perfeita, pois ambos são jovens e tem semelhança na atividade parlamentar. Tanto Rubens Júnior quanto Henrique Júnior tem conseguido se destacar em suas atividades parlamentares por apresentarem projetos interessantes e serem considerados revelações na Câmara Federal em Brasília com o matoense e na Câmara Municipal, com o timonense.

Os defensores desta ideia argumentam que facilitaria ainda mais uma sintonia entre os dois o fato de serem parentes. Para quem não sabe, os dois Júniors parlamentares são primos.Distantes, mas são…

 

Luciano Leitoa e a possibilidade de ser vice de Flávio Dino

Uma penca de blogueiros explorou na semana passada a possibilidade do prefeito Luciano Leitoa ser candidato a vice na chapa do governador Flávio Dino em 2018, depois do imbróglio envolvendo o atual vice-governador Carlos Brandão e a possibilidade do senador Roberto Rocha ser nomeado em definitivo o novo dirigente do PSDB no Maranhão.

Nas especulações os colegas jornalistas e blogueiros só esqueceram de uma coisa: de perguntar ao prefeito se ele tem interesse em ser escolhido vice de Flávio Dino.

Entre amigos próximos do prefeito com quem o eliaslacerda.com conversou, as informações foram unânimes: Luciano Leitoa nunca movimentou uma palha sequer com esse propósito e continua com ideia fixa de terminar o segundo mandato de prefeito da cidade.

 

Demitir se necessário

Ainda sobre o prefeito de Timon, a continuar na entrada de 2018 o cenário de crise e falta de recursos na administração municipal,  Luciano Leitoa tem dito a seus auxiliares que não terá outra alternativa: vai recorrer novamente a demissão de pessoal para conseguir manter o equilíbrio na gestão.

 

Adão da Ceasa com Josimar do Maranhãozinho

O deputado estadual Alexandre Almeida não deverá contar com o voto do vereador Adão da Ceasa (PR) caso venha a pedir o voto dele no próximo ano para deputado federal. Adão tem andado nos últimos dias com uma alegria maior do que a de costume e nos bastidores da Câmara há informações de que ele estaria em conversa bastante adiantada para apoiar  como federal o atual deputado estadual Josimar do Maranhãzinho.

Conhecido como um dos políticos mais endinheirados do estado e que honra compromisso, Josimar é o presidente do partido de Adão, o que deve facilitar mais ainda um entendimento entre os dois.

Mas Alexandre Almeida não precisa se preocupar muito com Adão, o vereador não negará voto para deputado timonense seja para estadual numa reeleição ou para o senado.

 

Instalação da Vara da Fazenda Pública e homenagens no fórum de Timon

A juíza e diretora do fórum de Timon, Susi Ponte, comanda solenidade na manhã desta segunda-feira (27) de instalação da Vara da Fazenda Pública. O evento acontecerá às 9 horas, na sede do próprio fórum.

Na mesma cerimônia será inaugurada a  sala destinada à Procuradoria Geral do Estado, e será feita a entrega do Diploma do Mérito Judiciário “Juiz Raimundo Nonato Sorocaba Martins Filho“, ao Des. Cleones Carvalho Cunha, Presidente do TJMA e ao Dr. Luiz Gonzaga Martins Coelho, Procurador Geral de Justiça.

 

Os gestos louváveis de Socorro Waquim e Luciano Leitoa

A ex-prefeita e atual vereadora de Timon, Socorro Waquim, tomou uma atitude bonita na semana passada. Para dar mais autonomia aos colegas vereadores da Câmara Municipal da cidade, ela se absteve de votar no julgamento político da casa nas contas do exercício financeiro de sua gestão de 2010., quando era prefeita da cidade.

As contas, que já haviam sido aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado foram aprovadas por unanimidade.

Vale ressaltar também a posição, como deveria ser ser de um gestor,  de neutralidade do prefeito Luciano Leitoa, que apesar de estarem sendo votadas as contas de sua adversária, não fez qualquer movimento junto a sua base no legislativo para tentar prejudicar a ex-prefeita.

Num passado recente era comum um ex-gestor ver suas contas aprovadas no Tribunal de Contas do Estado e mesmo assim reprovadas no legislativo. Para que isso acontecesse bastava que seu adversário estivesse à frente do executivo municipal.

Fica a torcida para que esse gesto do prefeito Luciano Leitoa seja adotado pelos que virão depois dele…

 

A sucessão de Humberto Coutinho na presidência da Assembleia já começou

Desde quando o atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Humberto Coutinho, teve agravada sua doença e resolveu voltar para Caxias, que deputados estaduais começaram a se movimentar de olho na sua sucessão.As movimentações aumentaram ainda mais nas últimas horas depois que surgiu a informação de que o parlamentar caxiense pretende renunciar a presidência da casa.

De olho na sucessão de Humberto estão o atual vice-presidente Otelino Neto , do PC do B ,e o deputado estadual do PDT, Fabio Macedo, ambos da base do governador Flávio Dino.

Por enquanto a disputa de bastidores ainda não provocou arranhões nos dois, mas acredita-se que dificilmente esta política da boa vizinhança permanecerá quando houver de fato a renúncia de Humberto e proximidade da eleição para uma nova mesa diretora da casa.

Pela lei, caso haja a renúncia, o legislativo terá que fazer logo nova eleição para direção da casa.

 

Quem terá força para herdar e tocar adiante o patrimônio do grande líder caxiense

O câncer que não parece dar trégua ao deputado estadual Humberto Coutinho, tem tirado o sono de muitos aliados do líder caxiense. Dono de um dos maiores patrimônios políticos da região Leste do estado, Dr. Humberto acamado tem feito enorme falta para seus aliados na cena política da vizinha cidade.

Os aliados dos Coutinho estão vivendo seus piores momentos e não querem nem sonhar com a perda do deputado. Eles temem que Dra Cleide Coutinho, esposa de Humberto, não tenha força suficiente para manter a unidade e competitividade do grupo em Caxias em pleitos futuros.

Quem poderia estar na linha sucessória de Humberto na família seria o jovem ex-prefeito Léo Coutinho, mas de acordo com informações que chegam da Princesa do Sertão, o rapaz não agrada ao grupo. Tanto que ninguém nem fala mais no nome do ex-gestor. Nem parece que Léo Coutinho deixou a prefeitura em dezembro do ano passado…

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
TekyNik