Anuncie
Destaques

Informes rápidos do eliaslacerda.com



Joedson Nunes - Arquiterura

Timonenses no velório de Humberto Coutinho

Além de levar para Caxias as principais lideranças políticas do estado, o velório e sepultamento de Humberto Coutinho contou com a presença de três das mais importantes lideranças políticas de Timon. O prefeito Luciano Leitoa, o deputado estadual Alexandre Almeida e o ex-prefeito Chico Leitoa.

Os três foram dar o último adeus ao líder político caxiense.

 

Cinco anos de governo Luciano Leitoa

O tempo passa rápido. E não é que já se foi mais um ano da gestão de Luciano Leitoa. Agora já foram cinco anos que o ex-deputado federal e deputado estadual administra Timon. Aos olhos dos mais independentes, o prefeito de Timon pode até não ter conseguido até agora fazer muito ( e a crise colabora pra isso), mas sua administração está longe de ser um fiasco.

Com pulso firme quando precisa ser, Luciano findou 2017 com pagamento em dia dos servidores, um feito que está longe de ser uma realidade na maioria dos municípios brasileiros que amargam situação financeira das mais complicadas e o atraso de salário dos funcionários continua sendo uma barreira quase que intransponível.

A continuar assim até o final deste segundo mandato, o prefeito de Timon pode ser o único que nos últimos 20 anos conseguiu, mesmo no segundo mandato, manter o pagamento em dia dos funcionários, situação que seu pai , Chico Leitoa e a também ex-prefeita Socorro Waquim não conseguiram.

 

A boa atitude de Alexandre Almeida

O deputado estadual Alexandre Almeida foi o único político de Timon que reuniu toda a imprensa no final do ano passado para um momento de confraternização e entrevista. O parlamentar, na sua própria casa, no centro da cidade, reuniu jornalistas, radialistas e blogueiros. Na oportunidade, além de oferecer um Café da Manhã, o parlamentar também concedeu entrevista respondendo as mais diferentes perguntas dos comunicadores.

A iniciativa de Alexandre Almeida não o deixou distante em mérito se comparado a outros políticos locais, mas pelo menos num aspecto o deputado se distanciou de muitos deles: na valorização, respeito e consideração aos comunicadores da cidade.

 

O bem articulado Juarez Morais

Sucessor do irmão Jaconias Morais na Câmara, o vereador Juarez Morais tem se mostrado um parlamentar dos mais hábeis. Do grupo de apoio ao prefeito Luciano Leitoa no legislativo municipal, seu nome desponta  como o favorito para a eleição da presidência da casa, fruto de sua boa relação com os vereadores da base.

Ainda muitas águas vão rolar debaixo desta ponte e pode ser até que Juarez não venha a ser escolhido para a casa presidência da casa entre seus pares, mas se for ele estará desbancando o irmão Jaconias Morais, considerado um dos mais experientes e atuantes vereadores que a cidade já viu. Com quatro mandatos de vereador, Jaconias marcou sua passagem pelo legislativo apresentando projetos inteligentes e onde experimentou em alguns momentos ser governo e depois, por força do destino político, oposição.

Sua intensa atividade parlamentar o tornou respeitado e considerado na casa tendo alcançado importantes cargos na mesa diretora. Na sua época Jaconias foi até Secretário Geral, só nunca conseguiu ser presidente. Se acabar sendo presidente do legislativo municipal, é exatamente neste quesito que Juarez Morais pode superar o irmão…

 

Raimundo da Ração e a tornozeleira eletrônica

Tem sido comum em bares e rodas de conversa alguns afirmarem que o vereador Raimundo da Ração estaria usando tornozeleira eletrônica por determinação da justiça deste que se envolveu no episódio  com policiais militares numa blitzen e acabou sendo detido e levado para a Central de Flagrantes, fato ocorrido no dia 9 de dezembro último.  Esta informação não é verdade. O vereador não está usando tornozeleira eletrônica.

Entretanto o vereador sofreu sim restrições da justiça na sua vida pessoal. Ele está impedido de frequentar bares e festas e tem que se recolher mais cedo pra casa durante a noite.

 

Investindo na visibilidade

A vereadora Socorro Waquim e o ex-vereador Leandro Belo meteram a mão no bolso e investiram na comunicação visual neste final de ano. Pré-candidatos a deputado nas eleições do próximo ano, ambos através de outdoor levaram mensagens aos timonense de boas festas.

O objetivo, claro, é serem vistos e lembrados pelos eleitores. Como diz o ditado popular: “Quem não é visto não é lembrado”.

Socorro é pré-candidata a deputada estadual e Leandro Belo pleiteia disputa para deputado federal.

 

O colégio Militar e transformação do aluno

“Infelizmente não podemos assumir a educação inteira do estado”. Assim explicou o comandante da Polícia Militar do Maranhão Coronel Pereira quando esteve em Timon em novembro último e foi perguntado pelo eliaslacerda.com sobre como contemplar a grande procura dos pais de alunos interessados em matricular seus filhos nas escolas militares.

“Temos recebido alunos com pais quais desesperados sem saber o que fazer com o filho que sempre dar problema na escola, mas após dois meses de escola militar o aluno é transformado. Os pais voltam a escola e dizem que os meninos não jogam lixo no chão, arrumam seus quartos e os respeitam. Tudo isso porque na escola militar tem disciplina. Aluno não risca carteira e nem grita na escola. Esta é nossa pedagogia: a da disciplina. E se o pai não aceitar nosso método que tire seu filho da escola. É assim que funciona”, concluiu o comandante.

Trazida para Timon através da ação do deputado estadual Rafael Leitoa, a Escola Militar Tiradentes de Timon, assim como as demais escolas militares do Maranhão, tem intensa procura e faltam vagas para pais interessados em matricular seus filhos na instituição.

 

Sarney vetou Pedro Fernandes

O conceituado jornalista Josias de Sousa revelou em seu blog o quão grande é a influência de Sarney no governo do presidente Temer. Foi Sarney quem vetou o nome do deputado federal maranhense Pedro Fernandes para o Ministério do Trabalho só porque o parlamentar disse que não abriria mão de apoiar a reeleição de Flávio Dino.

O velho oligarca maranhense queria Pedro Fernandes com as oposições em 2018.

Josias de Sousa diz no seu blog que ” O PTB, partido de Fernandes, descobriu que, sob Michel Temer, o fisiologismo é praticado com método. O ministério pertence ao partido. Mas a Presidência da República continua sendo da cota de José Sarney”.

E finalizou a sua postagem afirmando de forma bem humorada que “quem ainda imaginava que 2018 seria um ano novo e feliz, já pode voltar à realidade. Tirar o cavalo da chuva no segundo dia do Ano supostamente Novo não resolve os problemas do país. Mas pelo menos evita-se que o animal pegue uma gripe.:

 

 

Nezim atirou contra o pai ex-prefeito de Barra do Corda, concluiu polícia

Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim (na foto à direita) teria matado o próprio pai ( à esquerda) concluiu a polícia.

A polícia concluiu na semana passada o inquérito sobre o assassinato do ex-prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzin, assassinado no dia 6 de dezembro último.

Para a polícia, pelas circunstâncias do crime e os depoimentos de mais de vinte pessoas, o principal suspeito é o filho do ex-prefeito, que estava com ele na hora do crime.

Foram 21 dias de investigação. O laudo dos peritos criminais comprovou que Manoel Mariano Filho, o “Júnior do Nenzim”, atirou contra o pai.

Com o inquérito policial concluído, o caso será encaminhado ao Ministério Público de Barra do Corda, que pode ou não denunciar Mariano Filho à Justiça.

A polícia ainda continua investigando o caso e tenta rastrear algumas ligações para descobrir se “Júnior do Nenzim” contou com a ajuda de alguém para executar o crime.

(com informações do blog do Gilberto Lima)

Você pode ler também!

Deixe um comentário



Barro Forte