Associação de mulheres do Bairro Sete Estrelas vira cooperativa e visa expansão

Setenta e cinco mulheres da Cooperativa da Associação de Moradores do Bairro Sete Estrelas participaram na terça-feira (10.04), no auditório do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), de uma palestra sobre cooperativismo.

A ideia foi uma articulação do ex-prefeito de Timon Chico Leitoa em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras -Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Maranhão (OCB – Sescoop/MA) e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – (Sicoob Timon).

Segundo a presidente da Associação de Moradores do Bairro Sete Estrelas, Maria Flor, a criação da cooperativa é uma novidade e as expectativas são as melhores. “Para muitas dessas mulheres essa é uma excelente oportunidade para mudar de vida. Selecionamos aquelas em maior situação de vulnerabilidade, pois acreditamos que as mudanças em suas vidas surgirão no momento que elas estiverem no mercado de trabalho”.

Três cursos profissionalizantes serão ofertados às mulheres: Corte e Costura Bordado em Pedraria e Inglês. Ao final das capacitações todas receberão orientações de como aplicar o conhecimento adquirido por meio da colaboração e a associação de pessoas. “Os cursos foram disponibilizados pelo Governo do Estado através do IEMA”. Confirmou Maria Flor.

De acordo com o diretor do OCB – Sesccoop/MA, Marlon Aguiar, com criação da cooperativa, as mulheres vão receber desde orientações básicas às informações necessárias para estruturar o grupo. “Primeiramente iniciamos através da condução dessas mulheres aos modos de gerenciamento. Vamos repassar os conhecimentos básicos e como elas deverão trabalhar por meio cooperativismo”.

Ainda de acordo com as informações de Marlon Aguiar, num futuro próximo a cooperativa das mulheres do Bairro Sete Estrela poderão trocar experiências com grupos de outras cidades e estados.

Participaram o evento representantes das seguintes secretarias: Extraordinária Municipal de Parcerias e Investimentos (Sempi), de Desenvolvimento Social (SEMDES), Superintendência Municipal de Limpeza Pública e Urbanização (SLU), Câmara de Vereadores.

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
TekyNik