Notícias

Presidente Dilma será homenageada nesta sexta em Teresina

dilma roussefA presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), falou que está muito feliz em poder visitar Teresina novamente e que tem uma gratidão muito grande pelos eleitores do Piauí, Estado em que teve a segunda maior votação quando foi eleita. Amanhã (16), ela virá à capital, onde receberá homenagens em um Ato Público na Praça Pedro II, centro de Teresina, e o Título de Cidadã Teresinense.

“Estou muito feliz em ir ao Piauí e quero dizer que tenho muita gratidão pelo eleitor do Piauí e me sinto devedora por conta desse voto. […] E tenho grande respeito pela parceria que construímos ao longo dos anos com o governo do nosso querido Wellington (governador do Piauí, do PT)”, disse na manhã  desta quinta-feira (14) em entrevista à Rádio Antares AM Teresina.

Dilma Rousseff falou mais uma vez sobre o seu entendimento de estar sofrendo um golpe, advindo de articulações políticas, já que considera não ter cometido nenhum crime de responsabilidade. Ela lembrou que a perícia do Senado afirma que ela não pode responder por crime de responsabilidade, e portanto, sofrer impeachment.

“Nesse processo não sou eu que estou dizendo que não tem crime de responsabilidade, são vários fatos que comprovam isso claramente. Primeiro, o fato da própria perícia do Senado ter constatado que não tem pedalada porque eles chamam pedalada o atraso que o Tesouro Nacional teve ao repassar recursos do Plano Safra, tanto da agricultura comercial quanto da familiar. Esse atraso foi revertido antes que o ano fosse concluído. Eles então estavam chamando atraso de financiamento, como se o Banco do Brasil tivesse financiando o Tesouro. A perícia do Senado fala que não houve atraso porque a presidente não participou em nenhum momento desse processo, porque a Lei estabelece que não é o presidente que faz a operação dessa transferência, quem fazem são os técnicos e funcionários do Tesouro Nacional.

Além de eu não participar, na outra questão dos três decretos para o TST, para os hospitais do MEC e para o Ministério da Justiça na área de escoltas, tudo não se caracteriza como crime de responsabilidade, porque a gente tem que provar que cumpre a meta de superávit primário, ou de dois em dois meses ou no final do ano. Até o ano passado era até o final do ano que se comprovava. A discussão é que não houve comprovação no meio do ano, mas houve no final do ano. Foi cumprida a meta e isso foi aprovado pelo Congresso”, argumentou a presidente.

Segundo Dilma, o processo se iniciou em razão de uma vingança de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara, que ameaçou aceitar o processo de impeachment na Casa, caso o PT não votasse contra a aceitação do processo contra Cunha que passava pela Comissão de Ética também na Câmara.

“Então, o que chamamos de golpe é o fato de que, em sabendo que não tem base, de se processar o impeachment. Aí não é só uma questão de articulação política. Se você lembrar a origem do golpe, que é esse processo fraudulento de impeachment, ele se origina de uma vingança do senhor Eduardo Cunha contra o meu governo porque nós nos recusamos a dar três votos que impediam a sua cassação na Comissão de Ética. Ele disse isso em todos os jornais; ‘se vocês não me derem os três votos, eu aceitarei o processo de impeachment’. Então é muito difícil você dizer que há uma negociação possível nesse momento”.

(Cidadeverde.com)

anuncio carlos fernandes

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade