Rafael Leitoa solicita ao governo do estado construção de Fundação da Criança e Adolescente em Timon
Tendo como principal motivação a diminuição da distância entre os jovens infratores e os seus respectivos familiares, o deputado Rafael Leitoa (PDT), solicitou ao governo do estado, via Indicação, a construção de uma unidade da Fundação da Criança e do Adolescente – Funac, em Timon e que abrangerá toda a Região Leste do Maranhão.
O deputado reforçou em discurso a necessidade de uma unidade da Funac para que os jovens do Leste maranhense, hoje cumprindo medidas socioeducativas em mais próximos de casa, porque distantes, desgastam também o Governo do Estado no sentido da superlotação de outras unidades, e sobretudo, sobrecarrega o Poder Judiciário no que diz desrespeito à cobrança das medidas socioeducativas”, comentou.
Segundo Rafael Leitoa, a Indicação da construção dessa unidade será uma parte do processo, pois o deputado, em contato com a prefeitura de Timon, está solicitando a doação de um terreno para construção. Rafael informou que brevemente Timon receberá também uma unidade da Funac para regime de semiliberdade, que é um paliativo à necessidade de espaços para os jovens infratores cumprirem as medidas socioeducativas.
“É por isso que nós estamos fazendo esta Indicação e dialogando constantemente com o Governo para que a gente possa resolver esse problema, tanto na questão da construção da Unidade de Restrição de Liberdade como da Unidade de Semiliberdade e a Delegacia do Menor Infrator, que hoje se encontra numa situação muito ruim”, finalizou.
(Da assessoria)