Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Saúde e Educação renovam adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE)

 IMG_8635

O município de Timon, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, assinou, na manhã desta quarta-feira (07.06), o termo de compromisso municipal do Programa Saúde na Escola (PSE), que a pactua e formaliza as responsabilidades e metas inerentes à execução do Programa.

 

Com isso, os secretários de Saúde e Educação, Márcio Sá e Dinair Veloso, assumiram o compromisso de desenvolver ações de promoção da atenção à saúde e de prevenção de doenças e agravos dos estudantes da rede municipal de ensino, articulada de forma intersetorial entre as redes de saúde e educação do município.

IMG_8638

De acordo com o secretário Márcio, o Programa já era desenvolvido no município e foi renovado para fortalecer ainda mais a importância de trabalhar os cuidados com a Saúde dentro da escola. “Esta nova adesão nos permite fazer esse trabalho por mais dois anos. Várias ações da saúde preventiva serão realizadas dentro das escolas, facilitando para os pais esse atendimento, esclarecendo também com palestras. Tudo como ação preventiva”.

 

Dentro do Programa, são promovidas ações como o combate ao Aedes aegypti, promoções de atividades físicas, prevenção do uso de drogas e violência, identificação de educandos com possíveis sinais de doenças, avaliação da saúde bucal, verificação da situação vacinal, promoção da segurança alimentar, prevenção da obesidade infantil, promoção da saúde auditiva e ocular, além do esclarecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis.

IMG_8629

Segundo a secretária Dinair, as ações do PSE, além de todos os benefícios proporcionados aos alunos, envolvem também a família na escola. “A Educação, assim como a Saúde, tem essa missão de fazer um trabalho preventivo, então é uma parceria importante para a formação integral dos nossos alunos, pois, por meio dessa parceria, nós temos condições de trabalhar temáticas relevantes e levar conhecimentos, não só para os alunos, mas também para seus familiares, promovendo mais qualidade de vida a eles”.

 

Em Timon, mais de 800 pares de próteses auditivas já foram entregues em parceria com a APAE. E mais de 1800 alunos já foram beneficiados com óculos, por meio do no Programa Olhar Brasil, atrelado ao PSE.

 

O PSE é uma iniciativa do Ministério da Saúde que, em parceria com Prefeituras e secretarias de Educação e Saúde, tem o objetivo de monitorar e avaliar as condições de saúde dos estudantes, promovendo a prevenção e a capacitação permanente dos profissionais de educação e saúde voltada à saúde nas escolas.

IMG_8640

 (Da assessoria)

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael