DestaquesPolítica

Falecimento de Castelo faz renascer adversário de Luciano Leitoa; Veja nos Informes Rápidos do eliaslacerda.com

Que azar!

Não deu a menor sorte ao presidente Michel Temer aparecer ao lado do senador do Maranhão Roberto Rocha na última sexta-feira (9). Querendo demonstrar influência no governo federal e junto ao presidente, Roberto Rocha escreveu nas redes sociais: “A convite do presidente Michel Temer, fomos hoje a vários estados do Nordeste inaugurar e anunciar importantes obras e ações do governo federal. Em breve iremos ao Maranhão”.

Com o histórico de ter perdido as últimas eleições em todos os municípios importantes do estado, a fama de pé frio do senador logo veio à tona horas depois da publicação da foto ao lado do presidente. É que no final daquele mesmo dia o nome de Michel Temer invadiu os principais meios de comunicação como um dos beneficiados no esquema de caixa dois numa delação premiada de um executivo da Odebrech no processo da operação Lava Jato.

Que azar, hein Temer?

 

Azar também para Luciano Leitoa

Quem também levou azar recentemente foi o prefeito de Timon Luciano Leitoa. Numa luta desigual com as articulações do senador Roberto Rocha que tenta lhe tomar a direção do PSB no Maranhão há meses, o prefeito viu seu adversário se fortalecer no último domingo com a morte do deputado federal João Castelo.

É que o falecimento do ex-governador permitirá que assuma na Câmara Federal Luana Alves, esposa do prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, que na sua busca de se reeleger este ano foi massacrado nas urnas pelos adversários, derrota motivada, claro, pela acusação de estupro que ele sofreu no passado e que até chegou a ser preso no sistema prisional de Pedrinhas.

Luana assumindo na Câmara Federal vai somar força ao grupo de Roberto Rocha na tentativa de afastar Luciano Leitoa da presidência do partido, afinal Ribamar Alves há tempos não comunga mais de entendimento com Luciano Leitoa no PSB.

O prefeito de Santa Inês reclama tanto de Luciano Leitoa quanto Flávio Dino de não terem saído em sua defesa quando estourou a acusação de estupro que o levou a prisão. Com as provas que a polícia apresentou contra Ribamar não houve político algum que saísse em sua defesa por razões óbvias: Ninguém queria sair  “queimado” perante a opinião pública por supostamente estar defendendo um estuprador.

 

Foguetório

Ao contrário de muitos políticos e militantes que lamentaram a morte de João Castelo, em Santa Inês alguns aliados de Ribamar Alves e Luana Alves foram vistos soltando foguetes após o anúncio da morte do ex-governador que propiciou a ascensão de Luana para a Câmara Federal.

Claro que o casal não deve ter autorizado o foguetório, pois todos sabem o quanto é difícil segurar o ímpeto de aliados, especialmente em cidades do interior onde a disputa entre grupos políticos sempre é acirrada.

 

Mola no fundo do poço

Dizem que a atividade política é a única que tem uma mola no fundo do poço que pode alavancar  o mais derrotado dos políticos. Este ensinamento é a mais pura verdade. Que o diga Ribamar Alves e sua Luana Alves. O casal estava totalmente destruído politicamente em Santa Inês e agora com o mandato de Luana os Alves voltam a cena política do estado com importância.

Como disse recentemente o governador Flávio Dino em uma de suas frases inteligentes:

“Às vezes, da escuridão nasce a luz”

 

Promotor receberá título de Cidadão Timonense

A Câmara Municipal de Timon aprovou título de Cidadão Honorário Timonense ao promotor da probidade administrativa, Sérgio Ricardo Martins. A indicação do projeto foi do vereador Uilma Resende e uma emenda de Jair Mayner transformou o projeto para que fosse de autoria de todos os vereadores da casa.

Ainda não foi definida a data para que o promotor receber a importante honraria.

Discreto e competente, Sérgio Ricardo Martins está no Ministério Público de Timon desde 2011. Coincidentemente, ele chegou a cidade para substituir a irmã, a também promotora Selma Regina Martins, que atualmente trabalha em São Luis.

No passado a promotora recusou este mesmo título fruto de uma proposta do vereador Kenedy Gedeon. Justificou dizendo que não fazia nada para merecer tal honraria.

 

Depois da recusa

Depois que a promotora(na foto logo acima) recusou o título, um ano após, quando ela estava em São Luis, o médico cirurgião e vereador Dr. Tuá, do PMN, tentou apresentar um novo projeto para conceder o título a promotora, mas o vereador tirou de pauta quando percebeu que o título não seria aprovado por seus companheiros de legislativo.

De São Luis ao tomar conhecimento da recusa, Selma Regina entrou em contato com o titular do eliaslacerda.com afirmando que não conversou com o vereador sobre qualquer intenção sua de ganhar o título e que continuava com a mesma opinião de que não fez nada merecesse a honraria.

 

Delegado da polícia federal foi demitido por envolvimento com agiotagem

Afastado das funções de delegado da Polícia Federal desde 2012, Pedro Meireles foi demitido pelo Ministro da Justiça Alexandre de Moraes. A Portaria nº 1.353/2016 foi publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (9).

O agora ex-delegado foi enquadrado nas penas das infrações disciplinares previstas no Artigo 43 da lei 4.878/65 e do Artigo 132 da Lei 8.112/90, com seus respectivos parágrafos.

Meireles atuou fortemente nas operações de combate à agiotagem no Maranhão e sempre esteve à frente de operações contra prefeitos maranhenses, efetuando prisões em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU).

No entanto, com o assassinato do jornalista Décio Sá, em 2012, a Polícia Civil e a própria PF descobriram que o delegado costumava fazer uma seleção de alvos de operações conforme interesses de um grupo que tinha como integrantes o agiota Gláucio Alencar, apontado como mandante do assassinato de Décio Sá, e o advogado Ronaldo Ribeiro.

(Do blog do Gilberto Lima)

 

Homenagem a João Castelo

Na manhã desta segunda-feira (12/12), a Câmara de Vereadores de Timon pediu um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do deputado federal do Maranhão João Castelo.

Castelo foi Senador, Governador, prefeito de São Luís e Deputado Federal. Como governador fez muito pelo estado e por Timon. Obras como o Alarico Pacheco, o Terminal Rodoviário de Timon e a estrada vicinal Ribeirinha Norte, que liga Timon a Caxias, marcaram sua gestão.

O parlamentar faleceu na manhã do último domingo (11/12), em São Paulo. A bancada de vereadores de Timon se solidarizou com os familiares e amigos do deputado.

(Da assessoria)

 

10 mil reais em prêmios para ciclistas

O Secretário Municipal de Esportes de Timon, Lucélio Mendes, anda com dedicação redobrada neste final de ano. Além das várias atividades programadas para o aniversário da cidade, a secretaria está organizando para o próximo dia 18 uma das mais importantes competições de ciclismo da região. O evento será o IV GP Timonense de Ciclismo com premiação de 10 mil reais.

As inscrições estão sendo realizadas na sede da Secretaria de Esportes, no ginásio Carlos Marinho, no centro e tem atraído ciclistas do Piauí, São Luis, Tocantins, Pará, Bahia e até do Amapá. Todos, claro, de olho na premiação.

A coordenação e organização será feita pela própria secretaria de esportes.

 

Mimo do deputado

O deputado estadual Rafael Leitoa tem mais motivos para comemorar neste final de ano as tradicionais festas de natal e ano novo. Nasceu na semana passada Heloisa, sua filha com a dentista Gisele Bezerra.

O parlamentar passou o último final de semana recebendo parentes, amigos e fazendo mimo na garotinha.

Heloisa é o segundo filho de Rafael com Gisele. O outro é João Guilherme, de um ano.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade