DestaquesPolítica

Informes rápidos do eliaslacerda.com

Apoio a Luciano Leitoa

erivan lima

Erivan Lima é o da foto acima (camisa azul) durante visita a eleitores na zona rural ao lado de Leandro Belo( no centro da foto de camisa amarela).

Fiel apoiador da pré –candidatura de prefeita de Socorro Waquim meses atrás e ferrenho opositor ao governo Luciano Leitoa, o presidente da Associação dos Moradores da Vila Angélica, Erivan Lima, sempre dizia que não marchava com a candidatura de Alexandre Almeida para prefeito. Depois da união do grupo Waquim com o deputado nesta eleição, o líder comunitário cumpriu o que prometera e na semana passada anunciou sua adesão a campanha de reeleição do prefeito Luciano Leitoa.

O anúncio foi feito na última quinta-feira (25) durante reunião política do vereador Leandro Belo, do DEM.

Apoiador de peso da candidatura de reeleição do vereador, Erivan Lima teve em Leandro Belo um caminho pavimentado para chegar ao entendimento com Luciano Leitoa.

 

Novas adesões

O grupo Leitoa trabalha na surdina e esconde o jogo, mas entre alguns de seus articuladores políticos  surgem informações de que novas adesões estão sendo trabalhadas para se incorporar a campanha de reeleição do prefeito.

Comportamento repudiável do senador Roberto Rocha

roberto rocha

Acima o senador Roberto Rocha em Timon na campanha de 2014 quando se elegeu graças ao apoio de membros da oposição. Nesta época o senador (na foto agarrado nas mãos de Flávio Dino e Luciano Leitoa) colou seu nome na popularidade do governador para derrotar seu concorrente Gastão Vieira.

Lamentável o comportamento do senador Roberto Rocha com aqueles que mais se empenharam em lhe ajudar a conquistar uma vaga no senado.  Mesmo todo mundo sabendo que foi eleito nos ombros de Flávio Dino e com o apoio maciço do grupo Leitoa em Timon, Roberto Rocha decidiu jogar pedra naqueles que mais lhe ajudaram.

Em Timon (sem entrar no mérito político da causa) usou todas as suas influências no senado para tirar o PT da base de apoio de Luciano Leitoa e em várias outras cidades do Maranhão tem dispensado apoios e fortalecido adversários de Flávio Dino.

O comportamento de adversário do senador contra Flávio Dino impressionou até mesmo o ex-deputado federal e presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gastão Vieira, principal adversário de Roberto para o senado em 2014 e que graças ao apelo popular do atual governador em favor de Rocha, acabou sendo derrotado.

No seu Facebook Gastão disse: “O governador  afirmava que precisava de um senador de oposição que o ajudasse. O senador de oposição (Roberto Rocha) agora vota igual a João Alberto e Lobão e quem ajuda Flavio sou eu. Mais uma vez enganaram o eleitor. Fui a vítima”.

Não foi só você que foi enganado não, Gastão. Flávio Dino também foi vítima. E como ele…

 

Um exemplo contrário a Roberto Rocha

edilázio júniorMas se Roberto Rocha tem comportamento alvo de críticas e lamentações de seus ex-aliados, um outro político maranhense tem posição contrária a sua e digna de elogios. Este é o deputado estadual Edilázio Júnior, do PV.

Eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010 apoiado em Timon pelo grupo da professora Socorro Waquim, Edilázio sempre foi grato e nunca se manteve distante da ex-gestora. Até mesmo quando ela foi candidata a deputada estadual em 2014, concorrendo com ele a uma vaga para a assembleia,  não se atritou com a ex-prefeita. Pelo contrário. Naquela época, em conversa com o jornalista titular deste eliaslacerda.com soltou foi palavras de carinho, gratidão e de incentivos para Socorro Waquim.

A decência de Edilázio Júnior se mantém nesta eleição. Ele segurou o PV na base de apoio da ex-prefeita e no começo deste mês esteve por aqui visitando Socorro Waquim. Com esse comportamento não precisa dizer que Edilázio é um torcedor pelo sucesso da ex-gestora nesta eleição para vereadora em Timon.

 

 Sem o sobrenome na campanha

tales waquimNão são poucos os candidatos que ao longo dos anos tem resolvido abandonar seus sobrenomes na campanha. No estado quem primeiro fez isso foi Roseana que deixou o Sarney de lado. Em Timon começa pelo prefeito Luciano Leitoa, que desde 2008 adotou o “Luciano 40” para divulgar seu nome em cartazes e nas gravações do programa eleitoral.

Quem também enveredou neste mesmo caminho foi a ex-prefeita Socorro Waquim. Nesta campanha, assim como em outras mais recentes que disputou, seu nome para cartazes e propaganda eleitoral é “Professora Socorro”.

Mas a grande novidade em retirada do sobrenome nesta campanha é mesmo o vereador Tales Waquim (foto logo acima). Ao contrário da última eleição que disputou quando foi eleito em 2012 para vereador com o “Tales Waquim, agora o parlamentar utiliza em cartazes somente o nome “Tales” e o seu número.

Coisas do marketing político e,  claro, outras razões…

 

Reunião que virou comício

henrique júnior

henrique junior1

Acima Henrique Júnior recebeu o prestígio de amigos, parentes, simpatizantes de sua candidatura e do candidato a prefeito Alexandre Almeida no lançamento de sua campanha.

O candidato a vereador Henrique Júnior realizou na última quinta-feira o lançamento de sua campanha rumo a Câmara Municipal. Foi no centro de Timon e o que era para ser uma reunião acabou se transformando numa atividade  de fazer inveja a muitas candidaturas de prefeito.

Presidente da executiva municipal do PTN e um dos articuladores da coligação “Renovar para Melhorar” que tem como candidato a prefeito Alexandre Almeida, Henrique Júnior diz está muito confiante no pleito deste ano.

Candidato nas duas últimas eleições para vereador e deputado estadual, o jovem tem sido visto como um dos fortes concorrentes a uma das 21 vagas para a Câmara Municipal.

” Estou muito confiante na vitória do nosso grupo,  por conta do trabalho que venho desenvolvendo desde a época do meu pai, Henrique Panelão. Graças a Deus sempre aumentamos nossa votação, acredito que isso seja fruto do trabalho de valorização do nosso grupo e  nossa gente” diz Henrique Júnior.

 

Nova experiência e promessa de voto

aline1

alineEnfermeira, diretora administrativa da rede municipal de saúde de Timon e conhecedora dos mais diversos pontos da cidade, Aline Fonseca experimenta pela primeira vez uma candidatura de vereadora. Com histórico de militância ao lado do prefeito Luciano Leitoa, ela não tem encontrado dificuldades em se manter na acirrada campanha que é a disputa proporcional no PSB por uma vaga para a Câmara Municipal.

Os diversos vereadores de mandato e nomes de peso que existem no partido tentando uma vaga para o legislativo não tem intimidado a candidata. Com uma agenda de visitas e panfletagens mantida para realização durante todos esses dias de campanha, Aline esteve dias atrás visitando a casa daquele que é o maior arquivo político da cidade: O ex-prefeito Napoleão Guimarães.

Recebida com muito carinho pela discreta tia dela, Dona Rosilda, esposa do ex-prefeito, Aline deixou a residência do casal animada com a recepção. Tanto dona Rosilda quanto seu Napoleão Guimarães teriam prometido o voto na jovem enfermeira.

Em conversa com o eliaslacerda.com, Aline contou que tem sido uma experiência agradável a candidatura, pois tem visitado parentes, amigos e percorrido vários bairros da  cidade e não tem encontrado resistências ao seu nome. Com serviço prestado na rede municipal de saúde em  unidades básicas de saúde das zonas urbana e rural, a candidata conta que isso tem sido um ponto fundamental na facilidade de acesso ao eleitor.

 

O voto de Paulo Guimarães

 biú1

Mas se Aline pode ter conquistado o voto do patriarca e octogenário Napoleão Guimarães e sua esposa Rosilda, é de Antônio Borges Pimentel, o Biú, a preferência do mais bem sucedido empresário da família Guimarães. Eleitor de Timon, Paulo Guimarães ao longo das últimas eleições municipais tem votado em Biú.

“Neste ano não vai ser diferente. Ele deve votar novamente em mim e quando estiver com ele vou pedir que me ajude não só com o voto, mas também com apoio”, falou  Biú em conversa com o titular do eliaslacerda.com.  

 

Agentes de Saúde de Timon, declaram apoio ao candidato à vereador Iglésia ACS

iglesias alves1iglesias alvesSegundo o presidente do sindicato dos agentes comunitários de saúde, Erivaldo Lima,  se depender da união da categoria nesta eleição os ACS poderão ter uma vaga na câmara de vereadores, pois a categoria está unida em prol de Iglesia ACS, candidato a vereador pelo PTC.

Ao todo são mais de 150 agentes de saúde comprometidos com esse objetivo. O ex presidente do sindicato, Iglesias Alves,   fez história na administração, construção da sede e conquistas como PMAQ, Protetor Solar, dentre outras.

“Iglesias depois de seu mandado de presidente do Sinacst ainda vem contribuindo muito pois sua ideias são de grande importância não só para a categoria mas também para toda a cidade de Timon”, disse o atual presidente do SINACST -Erivaldo.
“Não podemos desperdiçar esta chance, pois na eleição passada o voto da categoria ficou dividido e perdemos a chance de ter um vereador” ,finalizou Dona Mazé, que foi candidata na eleição passada e abdicou sua candidatura este ano para apoiar o candidato Iglesias. 

 

Leal Filho promoverá fórum popular em Timon

forum lealO candidato a vereador pelo PT do B Leal Filho realizará no próximo domingo (04) o I Fórum Popular de Políticas Públicas de Timon, o evento acontecerá no turno da manhã, iniciando às 8h no auditório da Faculdade IESM.

Leal Filho convida os simpatizantes de sua campanha, bem como, toda a comunidade timonense para juntos refletirem acerca de todas as políticas públicas municipais. A intenção é extrair propostas e sugestões para a melhoria e qualidade de vida da população, estas serão defendidas por ele na câmara municipal, caso este seja eleito.

Serão trabalhados 10 eixos (saúde, educação, assistência social, infraestrutura, esporte, cultura, agricultura, gestão pública, meio ambiente e segurança pública) todos mediados por técnicos especializados. O evento pretende mobilizar e conscientizar a população acerca de seu papel participativo na construção da vida pública.

Leal Filho acredita que “precisamos ouvir as pessoas, somente através de um espaço de diálogo podemos participar democraticamente da construção de uma sociedade mais organizada e, consequentemente mais justa”. Leal Filho deve reunir eleitores dos atuais dois grupos políticos de Timon, tendo em vista que o mesmo segue uma linha de campanha independente, aliás, fazendo jus ao seu perfil, destemido, forte e leal.

(Do portal Gaditas)

 

Segundo nova pesquisa Escutec, Ferdinando continua na frente em Matões

ferdinando

Na foto acima Ferdinando Coutinho (camisa listada) e Gabriel Tenório, candidatos a prefeito de Matões.

A pesquisa de intenções de votos do instituto Escutec, registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA­04024/2016, apresenta o candidato Ferdinando Coutinho (PSB) o “Grandão”, da coligação “A União Continua”, na liderança com 56,2% das intenções dos votos.

O adversário do socialista, Gabriel Tenório (PV), da coligação “A Mudança que o Povo Quer”, tem 31,2% da preferência do eleitorado. A diferença entre os candidatos é de exatos 25 pontos.

Responderam que não votariam em nenhum dos dois candidatos, 1,4% dos entrevistados. Não souberam ou não responderam ao levantamento, 11,2%.

 

Rejeição de Gabriel é maior que a de Ferdinando

 

Na pergunta: “Se as eleições fossem hoje, e sendo estes os candidatos, em quem o sr.(a) não votaria para prefeito?”, 46,4% citaram o nome de Gabriel Tenório e outros 27,0% assinalaram o nome de Ferdinando Coutinho.

Afirmaram “nenhum deles”, 1,8% dos entrevistados e não souberam ou não responderam o item, 24,8%.

A pesquisa Escutec foi realizada nos dias 22 e 23 deste mês e ouviu 500 eleitores acima de 16 anos de idade.

O levantamento possui intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.

 (com informações do jornal O Estado do Maranhão)

 

Imóveis da Carlos Fernandes

 

carlos fernandes1

carlos fernandes

carlos fernandes2

carlos fernandes4A Carlos Fernandes Imóveis acaba de realizar mais um sonho da casa própria. A empresa entregou na semana passada mais uma de suas casas que foi vendida. O imóvel foi adquirido por uma ex-moradora de Teresina.

Com 9 anos de atividade no mercado imobiliário de Timon, a Carlos Fernandes Imóveis tornou-se a principal referência neste setor da cidade. Com diversos imóveis espalhados na zona urbana, a empresa facilita a aquisição da casa própria através de financiamento pela Caixa Econômica Federal.

Além de casas nos mais diferentes modelos, a Carlos Fernandes Imóveis também aluga e vende terrenos. Saiba mais entrando em contato pelo telefone (99) -3212-7676.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade