DestaquesPolítica

Irmãos disputam prefeitura em cidade vizinha a Timon; Veja mais nos Informes rápidos do eliaslacerda.com

Repercussão positiva

dolival-andradeNão poderia ser mais positiva a repercussão da atitude do ex-secretário de infraestrutura Dolival Andrade relatada aqui no eliaslacerda.com na semana passada. Principal articulador da candidatura de vereador do filho, Felipe Andrade, pelo PDT, Dolival dispensou o apoio de um importante cabo eleitoral da zona rural pelo fato do mesmo não querer apoiar para prefeito Luciano Leitoa.
Na página do eliaslacerda.com no Facebook  foram dezenas de comentários elogiosos a atitude de Dolival. O ex-secretário arrancou palavras elogiosas até mesmo de opositores do prefeito Luciano Leitoa. Marcelo Carnib, ex-funcionário da secretaria de esportes foi um deles. Disse: “Grande amigo!
Dona Graça do Goleirinho, conhecida militante política da cidade e com afinidades com a oposição, também emitiu opinião sobre o ex-secretário: “Dolival um grande homem, fiel ao seu grupo, tenho muito respeito por sua pessoa, Deus lhe abençoe. Hoje e sempre meu grande amigo”.
As declarações foram uma demonstração que Dolival Andrade é daqueles militantes políticos fiéis ao seu grupo, mas que seu nome não parece ter criado muitas arestas com os adversários. Muito incomum encontrar pessoas assim…

 

Irmãos disputam prefeitura do interior do Maranhão

adailton

Foto do TSE: À esquerda Adailton e à direita Alexandre Guimarães: Irmãos disputam a prefeitura de Lagoa do Mato.

Deram missão espinhosa para o juiz da 4ª Vara de Timon, Simeão Pereira e Silva (na foto ao lado). Ele vai comandar a eleição municipal da vizinha cidade de Lagoa do Mato.
Nada de especial para o experiente e justo magistrado que já dirigiu outros pleitos não fosse um detalhe: A cidade tem seis candidatos a prefeito sendo que os maiores protagonistas da disputa são dois irmãos.
Adailton Alves Guimarães Duarte, funcionário público, do PRB, e Alexsandre Guimarães Duarte, médico, do PSDB, estão em frentes opostas de batalha em busca da eleição para ser prefeito da cidade.
Num cenário desses que envolve disputa de irmãos, quase sempre o pleito tende a ser dos mais acirrados, o que, claro, exigirá mais do juiz de Timon.

 

32 cidade com apenas um candidato a prefeito

eleicoesVem  Grande Sul outra curiosidade destas eleições municipais. Se no Maranhão as disputas envolvem até irmãos candidatos a prefeito de uma mesma cidade, é no Rio Grande do Sul o estado com o maior número de cidades com candidato único para o cargo de prefeito nas eleições deste ano no país. São 32 municípios gaúchos. Houve um salto de 68% no número de cidades nessa situação em relação às 19 registradas em 2012.

Neste ano, a maioria das cidades gaúchas com apenas um político na disputa para prefeito tem um perfil similar: menos de 8 mil habitantes. Apenas Crissiumal, no Noroeste do estado, está fora desse padrão, com mais de 14 mil moradores.
Estreitando as relações com a agiotagem

agiotagemBoa parte dos políticos que sempre andaram de mãos dadas com a agiotagem estreitaram as relações com essa atividade criminosa nos últimos dias. Por conta da greve dos bancários muitos candidatos tiveram que recorrer aos agiotas para conseguir dinheiro e assim levar adiante a campanha.

Se as relações entre muitos da classe política com a agiotagem já era boa sem greve dos bancários, imagina agora com dificuldade para conseguir dinheiro nos bancos…

 

Zé Reinaldo deverá deixar o PSB

jose_reinaldo_tavaresA paciência do ex-governador e atual deputado federal José Reinaldo Tavares com o senador Roberto Rocha e a sua maneira nada democrática de fazer política no PSB, está se esgotando. O deputado federal não tem mais clima para permanecer no  partido pelo qual se elegeu em 2014.

De olho em uma das vagas para o senado em 2018, José Reinaldo estaria arrumando as malas para trocar o PSB pelo DEM ou PSDB.
As conversas do deputado com as duas legendas já teriam sido iniciadas.
(Com informações do blog do Marrapá)

 

Mais próximo dos Sarney

roberto-rochaÀ propósito de Roberto Rocha, o senador mantém sua caminhada em rumo totalmente diferente do grupo que o elegeu em 2014. Sua aproximação com o grupo Sarney com vistas a ser o candidato  governador em 2018 ganhou mais um item favorável dias atrás. Rocha colocou como  seu chefe de gabinete nada menos que o competente Fabio Gondim, ex-secretário de planejamento do governo Roseana.

Gondim conhece como poucos o grupo Sarney sendo homem de afinidade com os aliados da ex-governadora Roseana.

 

Os elogios de Soliney a Rafael Leitoa

a-solineyO prefeito de Coelho Neto Soliney Silva deixou as divergências políticas de lado e foi anfitrião dos melhores na visita que o Secretário Estadual de Articulação Política, Márcio Jerry  fez a cidade na semana passada na companhia do deputado estadual Rafael Leitoa, do PDT, para inauguração de um Centro de Referência de Assistência Social.

Soliney elogiou as ações do governo do estado e também não poupou elogios a atividade destacada que o deputado estadual Rafael Leitoa vem tendo na assembleia legislativa do Maranhão. Durante sua fala o prefeito de Coelho Neto puxou pela memória e também lembrou que foi o dono do primeiro voto do deputado timonense quando foi candidato a deputado estadual em 1998 fazendo dobradinha com Chico Leitoa, que disputou para deputado federal.
Rafael Leitoa reconheceu que deu mesmo o seu primeiro voto como eleitor para deputado estadual a Soliney Silva.
Estes e outros fatos de descontração serviram para quebrar o clima de campanha e disputas políticas que existe na cidade, predominando assim a civilidade entre as autoridades presentes. É assim que tem ser…

 

Pode se tornar vice-prefeito de Colinas

joao-haroldoO pacato e boa gente João Haroldo(na foto acima ao fundo com Valmira Miranda), irmão do Secretário Estadual de Articulação Política e Comunicação do governo Flávio Dino,Márcio Jerry,  pode se tornar vice-prefeito de Colinas. Sem nunca antes ter experimentado ser candidato, João Haroldo foi escolhido para vice depois de sua irmã, a vereador Régia, ter recusado o convite para compor chapa majoritária com a ex-prefeita Valmira Miranda, preferindo concorrer a reeleição para o legislativo municipal.

Nesta semana pesquisa Escutec divulgada nos meios de comunicação apontam que Valmira Miranda lidera corrida pela prefeitura. Ela estaria com dez pontos percentuais a frente do atual prefeito Antonio Carlos que busca sua reeleição.

Fazendo uma gestão equilibrada, Antonio Carlos vinha sendo apontado como favorito para ganhar o pleito. Entretanto o resultado da pesquisa mostrou que a oposição pode sair vitoriosa e assim sendo não pode ser apontado como surpresa, afinal não é de se subestimar o poder eleitoral da chapa Valmira/ João Haroldo, pois a dupla recebe apoio político de nada menos que o governador Flávio Dino, do vice-governador Carlos Brandão, do presidente da Assembleia do Estado, deputado Humberto Coutinho, deputado federal José Reinaldo Tavares e ainda do Secretário Estadual de Articulação Política, Márcio Jerry.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade