Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Ações do Outubro Rosa são intensificadas na zona urbana e rural de Timon

005

A Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS), por meio de suas unidades, coordenações, equipes e profissionais, está intensificando as ações referentes ao Outubro Rosa, tanto na zona urbana como rural.

002

Nesta última quarta-feira, os povoados Gameleira e Castelo receberam atividades alusivas à campanha. Na Gameleira, por meio da equipe 46 da Estratégia Saúde da Família (ESF) e em parceria com as Secretarias de Educação, Assistência Social, da Mulher e do CAISM, foram disponibilizados serviços como: exames de citologia, atendimento médico, agendamento de mamografia, vacina, entrega de medicamentos, teste rápido para sífilis e HIV, além de palestras e um dia de beleza para as mulheres presentes.

001

No povoado Castelo, organizado pela equipe 43 da ESF, os usuários da Unidade Básica de Saúde daquela localidade foram recebidos com palestras referentes ao tema, sorteios de brindes, além da intensificação de exames de citologias e consultas.

003

Na zona urbana, as mobilizações continuaram com o trabalho da equipe 51 da ESF e também com a equipe do Núcleo Municipal de Educação em Saúde (NMES), que também prepararam atividades sobre a campanha. A equipe 51 levou aos usuários palestra, entrega de brindes e orientações sobre a importância da prevenção. Já os profissionais do NMES realizaram palestra educativa, no auditório da base operacional da Águas de Timon.

006

A empresa Distac também foi contemplada com a ação. A Coordenadora Municipal de Defesa da Mulher, Divina Sousa, levou palestra para o público daquele local, que teve conhecimento mais aprofundado sobre o câncer e sobre a importância da prevenção. Na oportunidade, foram agendados exames de ultrassom mamária por profissional do CAISM.

 

A DOENÇA

 

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente, ocorrendo o crescimento anormal das células mamárias. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres mundialmente.

004

A doença apresenta alguns fatores de risco, tais como histórico familiar da doença, idade entre 40 e 69 anos (isso porque a exposição ao hormônio estrógeno está no auge nessa faixa etária), menstruação precoce, menopausa tardia, colesterol alto, dentre outros. A maioria dos tumores da mama, quando iniciais, não apresenta sintomas. Por isso é importante fazer os exames preventivos na idade adequada, antes do aparecimento de qualquer sintoma. Procure a sua UBS e faça os exames preventivos.

 

Uma observação muito importante: o câncer de mama também acomete os homens, por isso, diante de qualquer sinal de alerta, procure sua UBS e tire todas as suas dúvidas. Prevenir é o melhor caminho.

20181017_151318


Notice: Undefined variable: aria_req in /usr/local/lsws/wordpress/wp-content/themes/eliaslacerda/comments.php on line 64

Notice: Undefined variable: aria_req in /usr/local/lsws/wordpress/wp-content/themes/eliaslacerda/comments.php on line 69

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael