Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Bica do Ipu, no Ceará, vai receber investimentos de 18 milhões para queda d’água ficar perene

Maior queda d’água da Serra da Ibiapaba, com 130 metros de altura, a Bica do Ipu vai receber um investimento de R$ 18 milhões do Governo do Ceará. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana nesta quarta-feira (24), durante a solenidade de entrega em Ipu da 52ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), que também recebeu uma central de videomonitoramento – a 51ª do Ceará. O projeto visa fazer com que o local possa receber turistas o ano inteiro. Além disso, ressaltou que aguarda somente a licença de operação do Ibama para inaugurar o Bondinho de Ubajara, que já está pronto.

“Estamos numa região lindíssima, de uma clima maravilhoso, de uma terra fértil, produtora, cheio de pousada, de hotéis, e temos um equipamento aqui que é um atrativo, que é a nossa Bica do Ipu. Um patrimônio daqui, um patrimônio do Ceará, e tanto o prefeito quanto os nossos deputados, sempre trabalhavam comigo para ver uma alternativa não só de urbanizar, mas de melhorar o local. Mas não só isso, temos de perenizar a bica. Na época do verão a água pára de cair, e nós perdemos a beleza e o atrativo da água caindo pelas pedras, por isso eu autorizei e já está aprovado R$ 18 milhões para que a gente possa ter um projeto para perenizar a nossa Bica do Ipu, e se precisar de mais dinheiro, a gente coloca. Assim melhoramos o local e poderemos receber turistas o ano inteiro”, ressaltou o governador.

O governador encerrou a fala atualizando informações sobre o Bondinho de Ubajara. “Em breve voltarei aqui na Serra de Ubajara para inaugurar o Bondinho, que está lindo, está novo, com estações novas, tudo bonito. Toda semana eu faço o apelo para o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) liberarem a licença de operação, pois a obra está toda pronta, e sem a licença nós não podemos operar o bondinho. Sei da importância desse equipamento para o turismo da região da serra”, finalizou Camilo Santana.

APA da Bica do Ipu

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu compreende áreas de encostas, setores mais elevados da serra e as nascentes dos Riachos Ipuçaba e Ipuzinho. A área abrange uma área de 3.484,66 hectares. A vegetação é típica de Mata Atlântica e é representada, principalmente, por espécies como o ipê, buriti, babaçu, ingazeiras, jatobá e bromélias.

 

Da assessoria do governo do Ceará

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael