Câmara Municipal homenageia Professora Maria Divina com o Título de Cidadã Timonense

A Câmara Municipal de Timon, durante solenidade realizada na terça-feira (26), no auditório do Centro de Treinamento Wall Ferraz, entregou o título de Cidadão e Cidadã Timonense a diversas personalidades que prestaram relevantes serviços ao município.

Após a abertura e a composição da mesa de trabalho, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Hélber Guimarães, autor do projeto de lei que confere o Título de Cidadã Timonense à professora Maria Divina de Sousa Silva, fez um breve relato da trajetória de vida da homenageada, destacando o lado profissional, de dirigente partidária e da competência administrativa.

Emocionada e visivelmente feliz, a professora Maria divina de Sousa Silva agradeceu a Deus pela homenagem, a todos os vereadores que compõem  o Legislativo Municipal e aos seus familiares e amigos.

Maria Divina, que nasceu na zona rural do município de Caxias, iniciou seu discurso destacando o papel da família, em especial da mãe, Antonia Rodrigues, que, embora viúva, enfrentou as enormes dificuldades para criar os dez filhos. Trabalhou pesado na lavoura para dar educação os filhos, mandando-os para estudar na cidade de Timon.

Maria Divina de Sousa Silva é primogênita de uma família de 10 irmãos. Ela iniciou sua vida de professora aos doze anos de idade na zona rural de Caxias, com uma escolinha feita em sua residência para alfabetizar os irmãos, depois alfabetizando os filhos dos moradores da comunidade. Logo depois, começou a alfabetizar adultos.

“Hoje, nossa família cresceu bastante em número e principalmente amizade e amor. Por isso, temos orgulho de hoje recebermos o Título de Cidadã Timonense, porque foi a cidade que escolhemos para viver, criar a família, trabalhar e prestar serviços à comunidade”, disse Maria divina.

A professora Maria Divina de Sousa Silva, casou com João Rodrigues Neto (hoje falecido), teve três filhos, sendo Eliane Rodrigues, João Rodrigues Júnior e Clayrton Rodrigues.

Vindo pra Timon iniciou sua vida sendo professora municipal na Escola Clodomir Milet, e ajudou na fundação da Escola Jacira de Oliveira e Silva. Foi supervisora na Semedes, além de gestora da Escola Maria do Carmo  Viana Neiva e professora substituta e secretária geral do pólo da Universidade Estadual do maranhão (UEMA) em Timon. Também exerceu a função de Coordenadora da Univima em Parnarama e Vestibular da Cidadania.

Formou-se em Magistério pelo Instituto de Educação Antonino Freire, em Teresina. Concursada em Teresina, trabalhou em diversas escolas, exercendo várias funções, como professora o EJA (Ensino de Jovens e Adultos) na Escola Áurea Freire. Foi diretora, supervisora e foi professora  da Escola Cícero  Portela, Miriam Portela, Moacir  Madeira Campos, Artur Furtado. Foi professora substituta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e de várias  instituições de ensino superior, dentre outras.

Atualmente, Maria Divina de Sousa e Silva é a coordenadora municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CODIM), da Prefeitura de Timon, cargo que exerce com extrema capacidade e dedicação. A homenageada com o Título de Cidadã Timonense também é dirigente municipal do Patriota.

 

Com texto e fotos de Vilamar Pinheiro

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Barro Forte
WhatsApp chat