Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Educação Inclusiva teve importantes ganhos na atual gestão municipal em Timon

IMG_8183

Uma das prioridades da educação municipal é incluir os alunos com deficiência na escola regular da rede de ensino do município, garantindo seus direitos de frequentarem uma escola com todas as adaptações necessárias para que a educação inclusiva ocorra. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio da Coordenação de Educação Especial, promove este ano o primeiro Ciclo de Estudos de Educação Inclusiva no Município de Timon.

A abertura do ciclo de formações aconteceu na manhã de hoje (28.03), no Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz, onde ocorreram palestras, bem como um momento de discussão e reflexão com supervisores, professores de Educação Infantil e professores de Atendimento Educação Especializadas (AEE).

IMG_8177

De acordo com a coordenadora Lêda Moraes, este é o princípio de um bloco de formações que irá acontecer este ano, abordando várias temáticas pertinentes à Educação Especial e Inclusiva uma vez por mês. “Com o aumento de alunos com deficiência nas escolas municipais, porque os pais estão entendendo que este é um direito deles e o nosso papel é recebê-los e incluí-los, há uma necessidade de preparar os professores e as escolas para que haja esta inclusão de fato”.

Lêda conta ainda que “o principal objetivo do ciclo de formações é promover discussão e reflexão sobre a inclusão e vivência dos alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares da rede municipal de ensino”.

IMG_8193

Na abertura do ciclo de formações, a coordenação convidou o médico Hudyson Rocha para falar sobre a atenção dispensada à criança com microcefalia na escola, o qual explicou sobre a condição neurológica e apresentou estratégias para que a criança aprenda e se desenvolva. “A Microcefalia não é uma doença nova, mas com a incidência maior por conta do Zika Vírus, precisamos encarar a realidade de que estas crianças estão chegando às creches e escolas e ela deve ser atendida de maneira individualizada”, enfatiza Hudyson.

Os professores também participaram de uma experiência promovida pela assistente social e mestre em Psicologia, Jadna Cleia, em que puderam andar em cadeiras de rodas, de muletas e com os olhos vendados, a fim de obter um olhar diferenciado sobre as dificuldades que os alunos precisam superar no dia a dia. “Foi uma experiência incrível, conseguimos refletir sobre as necessidades dos nossos alunos”, disse a professora Raimunda Pessoa.

IMG_8215

Prof Raimunda

A secretária de educação, Dinair Veloso, reiterou sobre a necessidade de os professores da rede estarem sempre se qualificando para que a qualidade da educação no município sempre evolua. “A SEMED, ao longo do ano de 2017, estará promovendo encontros e formações para professores de todas as áreas, para todos os níveis e modalidades de ensino, porque entendemos que para que possamos atender os nossos alunos com qualidade, precisamos estar continuamente nos qualificando”.

IMG_8183

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael