Festejos de Santa Clara tem avaliação positiva como evento religioso e de difusão das atividades da igreja


Faltando três dias para seu encerramento, que acontecerá no próximo domingo, 11, os Festejos em Louvor à Santa Clara, Padroeira da Comunicação realizada desde 02 deste mês no Residencial Santa Sofia, zona Norte de Teresina, tem avaliação positiva de sua coordenação através do conselho comunitário e do Padre Gerson Brito, pároco da Igreja Matriz de Santa Joana, no Mocambinho.

Com o tema central: “Com Santa Clara, busquemos proporcionar o direito à vida e o respeito ao próximo”, e, evocando sempre temas diários dentro do propósito de chamar os fiéis para cumprimento da liturgia e da palavra como cristãos, os festejos é mais um momento de aproximação, de reflexão e de conquista de novos fiéis da comunidade e de comunidades visitantes.

Com uma média diária de visitantes e nativos de cerca de 200 pessoas, durante esses dias foram realizados terços, missas/novenas e momentos de adoração realizados pelos grupos pastorais como Legião da Maria, Terço dos Homens e outros, além da presença efetiva dos ministros da palavra, grupos de liturgia da comunidade e de outros que integram a paróquia, Diácono, padres convidados de outras paróquias, além da presença constante do Padre Gerson, se desdobrando para atender a demanda de compromissos de toda comunidade congregada.


Com temas diários diversos sempre evocando o papel do cristão e de suas necessidades de defender e difundir a palavra, participar efetivamente, dentro da igreja ou fora da dela nos grupos de formação, participaram das celebrações o diácono Nilson, os padres Daniel, Gerson, Fábio e Jardel. Para os momentos finais e preparação do enceramento dos festejos no dia 11, o Padre Gerson Brito celebra hoje, 09, amanhã, 10, é vez de ministro da palavra e no dia 11, Padre Gerson retorna para fazer a procissão pelas principais ruas do residencial.


Se a parte religiosa e litúrgica são momentos importantes para a igreja e para todos que dela participam, e na parte social, também que a comunidade que se tem a oportunidade de interagir, conversar sobre os temas debatidos dentro da igreja e colocar suas opiniões e experiências, exemplos de vida assimilando os conceitos debatidos.
Nesses momentos de relaxamento, a comunidade, na parte social, pode desfrutar de alguns atrativos, como degustar de comidas típicas preparadas por pessoas da comunidade, ouvir uma boa e relaxante música, adquirir peças para seu vestuário dentro do bazar de Santa Clara, que dispõe de peças novas e usadas por preços bem acessíveis, a partir de 5 reais, além de a criançada, que acompanha os pais, poder brincar no pula-pula e se divertir com o encontro de outras crianças que visitam a comunidade.


Vale frisar, que todos os produtos comercializados no período dos festejos têm preços menores que os praticados pelas vendas nos bairros. Um prato de arrumadinho, por exemplo, com Maria Isabel, paçoca e creme de galinha, nos festejos é vendido por 5 reais, enquanto em outros locais o mesmo prato é vendido até pelo dobro do preço.
É importante dizer que, durante os dez dias de festejos na comunidade existem um aumento nas despesas como energia, água e outros, como botijões usados para o preparo da comida e que toda essa despesa é paga com a colaboração da comunidade que participa, antes com pré-festejo, esse ano foi realizado com a venda de comidas aos domingos após as missas e de doações da própria comunidade e de colaboradores e que toda receita gerada durante os dias de festejos é revestida em benefício de obras físicas e sociais da Paróquia de Santa Joana D’arc atendendo às necessidades e demandas das comunidades sob a orientação de Padre Gerson. Desde a realização dos festejos, a Igreja de Santa Clara conseguiu toda sua climatização, reforma do prédio, aquisição de equipamentos de som e cercou toda estrutura do imóvel com alvenaria e gradil de ferro.

Programação final

A programação dos festejos de Santa Clara 2019 segue com celebração nos últimos dias e na parte social haverá amanhã, sábado, após a missa leilão, coordenado pela família Leal, show com o cantor Bob Robson, radialista e apresentador de programa na Rádio Assembleia e morador do residencial.

No domingo, dia 11, último dia, será realizada a procissão de Santa Clara com concentração na Praça de acesso ao residencial a partir das 18hs seguida de missa e logo após na parte social, um bingo onde serão sorteados: no primeiro prêmio uma panela elétrica, no segundo um ferro elétrico e um ventilador; no terceiro um fogão 4 bocas; um carneiro no terceiro prêmio; uma bike no quinto prêmio e uma passagem para Canindé com saída dia 6 de setembro deste, com hospedagem paga e retorno no dia 8.

 

Por Ribamar Silva (Ribinha)

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Barro Forte
WhatsApp chat