Hotel Parnaíba
Destaques

Informes rápidos do eliaslacerda.com




Super fortalecido para o senado


Não há nenhum pré-candidato a senador no Maranhão mais fortalecido para 2018 que o deputado federal e presidente do PDT no estado, Weverton Rocha. Neste domingo (19) o parlamentar voltou a mostrar força num grande evento que aconteceu em Codó em apoio a sua pré-candidatura.

Dezenas de lideranças políticas prestigiaram a atividade entre deputados estaduais e federais, prefeitos, secretários de estado, vereadores e outros.

O evento teve como anfitrião o atual prefeito de Codó Francisco Nagib, do PDT, mesmo partido de Weverton.

Liderada pelo prefeito de Timon, Luciano Leitoa, uma comitiva timonense formada pelo deputada estadual Rafael Leitoa, o vice-prefeito João Rodolfo, o presidente da Câmara Municipal, Uilma Resende , os vereadores Juarez Morais, Jair Mayner, Ivan do Saborear e o advogado e ex-vereador Jaconias Morais prestigiou o evento.

Em permanecendo o atual estado de fortalecimento de Weverton Rocha, a pergunta recorrendo nos bastidores é saber de quem será a outra vaga para o senado, pois dificilmente o deputado deixará de garantir a sua.

 

Dinheiro público descendo nas águas pluviais da avenida Teresina

Entra prefeito e sai prefeito sem que nenhum deles tivesse coragem de barrar os estragos causados pelas águas pluviais na avenida Teresina. Via pública que recebe uma das maiores pancadas dágua durante as chuvas, a avenida todos os anos sofre com buracos que se abrem em toda a sua extensão na parte baixa da pista.

Todos os gestores que passam pela prefeitura sabem  que a via precisa de um trabalho de maior reforço em sua estrutura asfáltica na parte que sofre maior impacto com as águas abrindo os  buracos, entretanto nenhum teve coragem de intervir para resolver o problema. Sempre se remediou a situação com operações tapa buracos após os temporais. Foi assim no governo do ex-prefeito, Sebastião de Deus, seguiu com Chico Leitoa, continuou nos 8 anos da gestão Socorro Waquim e permanece atualmente com Luciano Leitoa.

Enquanto não se resolve a situação,  tome dinheiro público descendo com águas pluviais da avenida …

 

Meio ambiente na mira da mudança

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente parece mesmo ser a pasta preferida pelos especuladores de plantão quando o assunto é mudança no secretariado do prefeito Luciano Leitoa. Vira e mexe a imprensa local cita aquela pasta como a que deve receber um novo secretário no lugar do atual, Jailson Oliveira (na foto acima).

Primeiro falou-se que seria o vereador Ivan do Saborear o mais cotado para deixar a Câmara e assumir aquela pasta. Já na semana passada falou-se que seria o vereador Raimundo da Ração o novo cotado para o cargo.

Vale ressaltar, no entanto, que ambos os vereadores citados já confessaram ao eliaslacerda.com que nunca conversaram com o prefeito Luciano Leitoa sobre este ano.

Jaílson Oliveira pode sim está na corda bamba, mas o fato é que ninguém sabe mesmo que mudanças o prefeito Luciano Leitoa pretende fazer na sua gestão para acomodar alguns dos suplentes de vereador. Só quem sabe é o próprio prefeito e como ele continua sem qualquer interesse em manifestar o que pretende o melhor mesmo é esperar para ver no que vai dar…

 

Compromissos sem conversa

À propósito de compromissos assumidos de Luciano Leitoa com suplentes para que assumam vaga na Câmara, nada de definição até agora sobre assunto tratado antes das eleições.

Até o momento os suplentes ainda aguardam uma decisão do prefeito para saber o que mesmo pretende o chefe do executivo.

 

Chip no fardamento

Com meta de oferecer uma educação de qualidade aos jovens do estado utilizando um modelo pedagógico avançado e focado no ensino profissionalizante, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IEMA de Timon, trará uma novidade para a cidade.

Os alunos vão receber um chip no fardamento. Assim a direção da escola e os próprios pais vão poder monitorar os alunos nas entradas e saídas no colégio, bem como a sua posição geográfica.

A novidade é inédita tanto para na rede pública quanto para privada em Timon. A revelação da novidade foi feita pelo assessor técnico do IEMA, Leonardo Evangelista(foto acima), durante visita a sede do eliaslacerda.com na semana passada.

 

O pouco caso do Comercial Carvalho com os consumidores timonenses

Acima o diretor do Procon Danitel Coimbara fiscalizando o Comercial Carvalho: Mercadorias com validade vencida.

Nem a instalação do supermercado Mateus que o fez perder centenas de clientes parece despertar o Comercial Carvalho a prestar um bom serviço em Timon. Instalado na cidade há anos, o supermercado nunca climatizou sequer uma de suas lojas  e  vez por outra é alvo de reclamações dos clientes por vender produtos de qualidade ruim.

Na semana passada o supermercado voltou a demonstrar pouco caso com os consumidores timonenses. Numa fiscalização do Procon de Timon, uma de suas lojas foi flagrada vendendo produtos com prazo de validade vencida.

De acordo com Danitel Coimbra, diretor do Procon, o supermercado foi autuado por colocar em risco a vida, saúde e segurança dos consumidores, infringindo o disposto no artigo artigo 18 parágrafo 6° do Código de Defesa do Consumidor, ao colocar à venda produtos com prazo de validade vencido.” Agora, o estabelecimento terá o prazo de 10 dias para se adequar, podendo sofrer sanções mais rígidas em caso de descumprimento, que vão desde multa até a suspensão da atividade”, disse o diretor.

 

Fabio gentil antecipação de pagamento

Ponto para o prefeito de Caxias Fabio Gentil. Na semana passada o novo gestor da Princesa do Sertão surpreendeu a todos os funcionários da prefeitura com um anúncio inusitado: Autorizou ainda na sexta-feira, dia 17, o pagamento do mês de fevereiro a todos os servidores públicos municipais.

Em sua página no Facebook o gestor disse que a atitude busca valorizar todos os colaboradores da administração municipal e, claro, propiciar aos servidores brincar o carnaval com dinheiro no bolso.

 

Medida propiciada por Léo Coutinho

Um atento observador logo percebe que o gesto de boa vontade de Fábio Gentil só foi possível graças a situação financeira em que ele encontrou a prefeitura. Seu antecessor, Léo Coutinho pode não ser lá um bom político, mas sua gestão ganhou fama de boa pagadora e que tinha foco no equilíbrio financeiro.

Aliás, quando se fala em pagamento em dia, ninguém tem nada a dizer dos Coutinhos. Enquanto governaram o município caxiense mantiveram rigorosamente o pagamento em dia dos servidores. Foi assim com Humberto Coutinho e depois com o sobrinho Léo Coutinho.

 

A contribuição de dona Beta 


Acometida por uma Esclerose Lateral Amiotrófica, doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, a ex-primeira dama de Timon, dona Maria Bernadete de Sousa, a dona Beta, deve sofrer muito por não poder está colaborando com a administração do filho, o prefeito Luciano Leitoa. Sempre com forte influência na construção do grupo político dos Leitoas ajudando o marido Chico Leitoa enquanto estava podendo, dona Beta foi braço forte na fundação do grupo de mulheres do PDT e até mesmo chegou a ser Secretária Municipal de Assistência Social.

Mulher de bom trato e observadora atenta das questões políticas, ela fez algumas descobertas de valor para o grupo. Foi assim com o professor e agora advogado Luis José, militante histórico do PDT. Nos idos anos de 1984, quando o militante ainda era dirigente do sindicato dos comerciários em Teresina, dona Beta foi quem o descobriu para posterior ingresso no PDT.

Ao assistir o dirigente sindical numa entrevista na TV Clube, dona Beta provocou o marido Chico Leitoa que estava ao seu lado: “Este rapaz não é o nosso vizinho que mora aqui do lado?”, indagou ela.

-“É sim”, respondeu Chico Leitoa. “Porque você não o convida para se filiar no PDT?”, emendou dona Beta despertando o marido para a incorporação de Luis José no PDT, partido que ele permanece até hoje como filiado.

Esta foi apenas uma das várias histórias de colaboração da ex-primeira dama…

Você pode ler também!

Deixe um comentário



Barro Forte