Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Jacaré flagrado no Sambico em Timon é demonstração de que a vida pulsa na lagoa

Quem foi que disse que a lagoa do Sambico está morta? Dias atrás um timonense leitor do eliaslacerda.com, o presidente da Associação dos Policiais Militares de Timon, Sargento Batista, flagrou uma espécie diferente das já afamadas e tão costumeiramente fotografadas capivaras. Numa demonstração clara de que a vida pulsa na lagoa para diferentes espécies apesar das indiferenças do poder público, da iniciativa privada do shopping Cocais e da sociedade timonense em geral, um Jacaré foi fotografado no meio da lagoa, observando atentamente o ambiente ao redor.

O animal, que pelo tamanho, parece se tratar de um adulto com pelo menos 4 ou cinco anos de idade, surge para ser fotografo num momento crucial da lagoa, única reserva ambiental da zona urbana de Timon. É como se o Jacaré mandasse um recado a todos nós de que a luta pela preservação da lagoa não pode ser abandonada e permitido que aquele local seja engolido pela especulação imobiliária.

Recentemente descobriu-se que, ao contrário do que muitos pensaram por décadas, a Lagoa do Sambico tem em seu leito vários proprietários. O empresário João Claudino, o ex-vereador de Teresina Chico Wilson e a empresária timonense Mariazinha, são algumas das personalidades com documentos de imóveis dentro da lagoa. Diante disso, a direção do Shopping Cocais se eximiu do compromisso de transformar a lagoa num Parque Ambiental alegando que não poderia investir recursos em áreas particulares.

A pergunta que fica é: até quando a lagoa vai resistir a especulação imobiliária? O jacaré da foto e outros animais que usam aquele ecosistema torcem para que ela não acabe, mas é pouco provável que resista por muito tempo.

Para muitos, a lagoa está com os dias contados. Depois da instalação do shopping , o que não faltam são projetos de investimentos para o entorno da lagoa e até para áreas em seu próprio leito.

2 cometários

DENIS SERVIO
Comentou em 01/11/17

Pode num tá morta, mais tá agonizando na UTI.

Mário Fortuna
Comentou em 01/11/17

Parabéns pela matéria! Temos que fazer algo! Alguém se habilita? Vamos juntos?!!

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael
Ateliê dos Doces