Saúde

‘Mãos Dadas’ realizará o primeiro campeonato de xadrez de Timon

O Projeto Educativo Mãos Dadas, apoiado pela Prefeitura de Timon, promove o primeiro Campeonato Estudantil de Xadrez Rápido. O evento esportivo acontece no próximo dia 07 de abril das 08h às 12h. O campeonato conta, também, com parceiros da iniciativa privada. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/KDoKpe1Hok5wHQXq6https://forms.gle/KDoKpe1Hok5wHQXq6 até o dia 05 de abril. Confira o edital completo.Confira o edital completo.

A disputa vai ser dividida por categorias de 10 a 18 anos de idade com vagas para homens e mulheres. Na prática cada partida terá duração cronometrada de dez minutos. A organização do evento conta com o apoio da Federação Piauiense de Xadrez e espera reunir em torno de 80 enxadristas.

O campeonato deve promover uma grande integração com participantes de Timon (MA), Caxias (MA), Teresina (PI) e Parnaíba (PI). Ano passado, os nossos alunos participaram de várias competições, foram premiados e chamaram a atenção. Nós queremos estimular a prática do xadrez no município”, ressalta o professor Francisco Veloso, especialista em xadrez pela UFPI.

A prática do xadrez pode gerar diversos benefícios como melhora na aprendizagem, memória, concentração e criatividade. “É uma grande satisfação receber um evento como esse na nossa cidade. A Prefeitura tem apoiado iniciativas para alavancar diversas modalidades esportivas na nossa região”, comentou o secretário municipal de esportes e juventude, Felipe Andrade.

 

Da assessoria

1 Comentário

  1. Bela iniciativa! É muito importante para Timon ter esse tipo de programação. Torneios, campeonatos, eventos os mais variados. Em minha opinião nosso município é muito “parado” em relação a quase tudo. Precisa acontecer mais eventos em todas as áreas possíveis. As vezes quando ocorre algum evento, boa parte da população não fica sabendo ou não prestigia. Isso precisa mudar!. No caso dos esportes seria muito bom Timon ter a estrutura para sediar eventos esportivos estaduais, também eventos culturais os mais variados, e até eventos empresariais etc. Nosso município já tem cerca de 200 mil habitantes, não pode mais continuar sendo apenas um aglomerado de pessoas. Eu vejo que até mesmo, muitos Timonenses não valorizam o que é de Timon ( o que evidentemente é lamentavel). Sabemos que o poder público tem uma função fundamental e específica na criação de infraestrutura etc., mas a sociedade como um todo também tem sua função!. Timon necessita das duas coisas. Acho que deveria haver mais eventos da iniciativa privada (por exemplo) e os timoneneses prestigiarem. Timon deveria sediar eventos empresariais, esportivos, culturais etc. Nosso querido município não é mais um coisa “desprezivel”, mas infelizmente em muitos aspectos ainda se acha assim. Eu mesmo conversando com alguns timonenses percebo que muitos não acreditam que Timon possa se desenvolver em alguma coisa, e outros chegam até a se insinuarem contra qualquer desenvolvemo ( o que de fato é um absurdo!), talvez esses últimos queiram que Timon se confunda com Teresina, para se “autoconvencerem” que são originados de uma capital e não de um município maranhense ( estes devem ter um profundo complexo de inferioridade e “vitimismo”, coitados). Mas, seja como for, está na hora de nossa querida Timon despertar para o seu “autocuidado” e para sua importância!.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade