Saúde

Morre aos 93 anos o escritor piauiense Assis Brasil

O escritor piauiense Assis Brasil morreu na noite deste domingo (28), aos 93 anos, em sua residência no centro de Teresina.  A informação foi confirmada através de nota de pesar divulgada pela Academia Piauiense de Letras (APL), entidade em que Assis Brasil ocupava a cadeira de número 36.

O escritor passou na noite deste domingo, por volta das 20h, com dificuldade respiratória. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado para fazer os primeiros socorros, mas ele acabou não resistindo.

Na última quarta-feira, Assis Brasil sofreu um acidente doméstico que resultou em uma fratura no fêmur. Na sexta-feira, ele foi submetido a uma cirurgia ortopédica no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que foi realizada com sucesso.

Assis Brasil recebeu alta no sábado e estava em casa se recuperando bem, segundo familiares e amigos.

Ainda na nota divulgada, a Academia Piauiense de Letras lamentou o falecimento e ressaltou o legado deixado pelo escritor.

“O silêncio de Francisco de Assis Almeida Brasil, aos 93 anos, enluta a Academia Piauiense de Letras, onde ele ocupava a Cadeira 36, e representa uma grande perda para o Piauí e a Literatura Brasileira, que ele engrandeceu com o seu gênio literário nas mais de 100 obras escritas e publicadas”, diz a nota da APL, assinada pelo presidente Zózimo Tavares.

O velório de Assis Brasil acontece a partir de 1h da madrugada desta segunda(29, na funerária Pax União. O sepultamento deve acontecer às 16h, no cemitério Jardim da Ressureição, zona sudeste de Teresina.

Biografia

Francisco de ASSIS Almeida BRASIL nasceu  na cidade de Parnaíba. É romancista, cronista, crítico literário e jornalista. Também atuou como crítico literário em alguns dos principais jornais e revistas do Brasil. O escritor ocupa a cadeira de número 36 na Academia Piauiense de Letras (APL).

 

Do cidadeverde.com

2 Comentários

  1. BRASIL MENOR SEM O ASSIS

    Brasil diminui sem o Assis, a literatura mais uma vez é desolada, perde um grande autor. Em 2007, tive o privilégio de conhecê-lo no Salão do Livro do Piauí – Salipi. Foi um momento agradável e proveitoso, pois estava cumprimentando, emocionado, o autor de “Os que bebem como os cães”, “Beira Rio Beira Vida” e tantas outras obras retumbantes das Literatura Brasileira.
    Assis Brasil foi quem abriu as portas para mim, quando me selecionara para a antologia “A Poesia Maranhense no Século XX” (1994), organizada por ele, publicada pela editora Imago(RJ), em parceria com o extinto Sioge(MA). Vá com Deus, humanizador.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade