Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Mutirão de Glaucoma atraiu mais de 360 pessoas em Timon

EA9A0802

Aconteceu na última sexta-feira (28) o Mutirão de Oftalmologia para Diagnóstico e Tratamento do Glaucoma. A ação foi realizada na Unidade Básica de Saúde do Parque Piauí I, na Rua Joaquim Pedreira, antiga Rua 05. Promovida por meio de uma parceria entre Governo do Estado, Prefeitura Municipal e Regional de Saúde de Timon, a ação atraiu mais de 360 pessoas, que foram atendidas com os serviços oferecidos: aferição de pressão do olho, fundoscopia e entrega de colírio grátis.

EA9A0797

As pessoas que foram diagnosticadas como portadores de glaucoma receberão tratamento clínico por meio de colírios para utilização durante três meses. Após esse período, o paciente recebe uma nova avaliação.

 

“Essa é uma ação que, mais uma vez, contempla nossa população; é realizada por meio de uma iniciativa do Estado, em parceria com a Prefeitura e Regional de Saúde, e que conta com o apoio do deputado estadual Rafael Leitoa. Um trabalho preventivo, por meio do qual é possível evitar que alguém chegue à cegueira. Nesses mutirões, as pessoas que forem diagnosticadas como portadores de glaucoma irão receber tratamento clínico por meio de colírio, um medicamento que é bem caro e aqui é passado gratuitamente”, explicou Marcio Sá, secretário municipal de Saúde de Timon.

EA9A0805

A doença

 

O glaucoma é resultado do aumento da pressão do líquido que preenche o olho, conhecida como “pressão intraocular”. A pressão elevada tende a destruir gradativamente as células do nervo óptico, comprometendo a visão. É uma doença ocular séria e progressiva que, se não for tratada, pode causar cegueira. Segundo os especialistas, representa um dos problemas mais significativos da saúde pública e afeta com maior frequência pessoas acima de 40 anos, sendo mais comum nas mulheres.

 

O glaucoma raramente apresenta sintomas. Na maioria dos casos, desenvolve-se lentamente, sem que a pessoa perceba. Nos casos mais graves, a pessoa perde a visão periférica e tem a impressão de olhar o mudo através de um cilindro. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a cegueira é só é feito através do exame oftalmológico.

EA9A0804

EA9A0799

 

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael
Ateliê dos Doces