Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Neste sábado (31) tem vacinação antirrábica em Timon; Saiba onde vacinar seu animal

Vacina antirrábica

A Unidade de Vigilância em Zoonozes (UVZ), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS), realizará no próximo sábado, dia 31, a vacinação antirrábica, com postos em diversos pontos da cidade, visando garantir a imunização de cães e gatos.

 

De acordo com Kleiton Mucunam, para a imunização é preciso que o animal tenha mais de três meses de vida. A vacina é gratuita, aplicada uma vez por ano em cães e gatos e os protege, bem como a toda população, contra o vírus da raiva.

 

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, falou da importância da vacina. “É importante que nossos animais sejam imunizados, para que a raiva não seja transmitida do vetor para os animais domésticos. Por isso, é essencial que os donos dos pets levem seus animais no horário das 8h às 17h a um dos 26 pontos estratégicos de cada bairro”, pontuou.

 

A doença

A raiva é transmitida aos animais domésticos através da mordedura de outro animal contaminado. O contágio se dá pela saliva, que transmite o vírus da raiva. Ao morder o ser humano ou nossos animais de estimação, o vírus é inoculado rapidamente, ocorrendo dessa forma o contágio.

 

O período de incubação nos animais é, em geral, de 15 dias a dois meses. Eles apresentam mudança de comportamento, escondem-se em locais escuros ou mostram uma agitação inusitada. Após um a três dias, ficam acentuados os sintomas de agressividade e a salivação torna-se abundante, uma vez que o animal é incapaz de deglutir sua saliva, em virtude da paralisia dos músculos da deglutição.

 

Confira abaixo os pontos de vacinação:

Postos 01

Postos 02

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael