Hotel Parnaíba
Destaques

No período do B-R-O-BRÓ climatização de escolas faz toda a diferença na aprendizagem dos alunos timonenses




02

A Prefeitura de Timon tem como prioridade a educação dos estudantes timonenses e entende que o clima da nossa região, em especial nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, as temperaturas são elevadas. Por isso, já climatizou 62 escolas municipais, beneficiando cerca de 26 mil alunos, além de reformar constantemente os prédios para continuar oferecendo um ambiente ideal para aprendizagem.

 

Estudar já exige naturalmente um maior esforço intelectual, atenção e foco. Deste modo, quando esse aprendizado acontece em um ambiente confortável, com temperatura amena, os alunos conseguem ter um rendimento em alto nível. Neste período, que chamamos de B-R-O-BRÓ, a climatização das escolas faz toda a diferença no ensino e aprendizagem dos alunos timonenses.

03

O aluno Albert Santana, de 14 anos, faz o 9º ano na Escola Municipal José Sarney, localizada no Centro, e diz que se a sala de aula não fosse climatizada não conseguiria estudar. “Durante a aula não suamos, o professor consegue dar aula tranquilamente e a gente aprende. A diferença é grande de quando estamos fora da sala”.

 

IMG_1717

A escola foi climatizada em 2015 e atende quase 600 alunos, do 6º ao 9º ano, da região central da cidade. De lá para cá, seus resultados de aprendizagem só cresceram, saindo da nota 3,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 5,3, ultrapassando a meta para 2019.

 

O professor Antônio Celso da Silva relembra como era ministrar aula antes da climatização. “É incomparável! Com a climatização, o conforto é muito maior, então melhorou 100%, pois os alunos conseguem render mais e acredito que esse conforto interfere diretamente no rendimento dos nossos alunos. O calor influencia muito no humor, na concentração e até mesmo na saúde deles; ficam inquietos e não aprendem”.

IMG_1725

Niellyda Lima, aluna do 8º ano na mesma escola, diz que nesse período do ano sem a climatização não teria condições de estudar. “A climatização na sala de aula é necessidade, principalmente no B-R-O-BRÓ. Sem esse conforto, não teríamos condições de nos concentrar na aula, muito menos de fazer prova”.

IMG_1723

Nas escolas de educação infantil, a rotina das crianças muda um pouco nesses meses do ano, com as atividades sendo realizadas principalmente na parte da manhã ou dentro das salas. “Esse período já é previsto no nosso calendário e adaptamos as atividades das crianças para que sejam realizadas pela manhã, ou na babyteca, que é climatizada. Além disso, orientamos os professores a oferecerem bastante água às crianças, para mantê-las hidratadas”, conta Yvanilde Clarinda, supervisora pedagógica da EMEI Prof.ª Hilda Parentes da Silva, localizada no bairro Primavera.

IMG_1781

A supervisora lembra como era difícil para os alunos antes da climatização. “Eles ficavam agitados, choravam e não conseguiam dormir na hora do sono. Hoje eles têm muito mais conforto, conseguem realizar as atividades e conseguimos cumprir a rotina deles”.

IMG_1767

A secretária de educação, Dinair Veloso, ressalta que os aparelhos recebem manutenção constantemente para que neste período estejam em pleno funcionamento. “É um esforço que fazemos para garantir a educação dos nossos alunos em um ambiente confortável. Entendemos que na região onde moramos é uma necessidade, não é luxo, por isso fazemos um cronograma de manutenção constante dos aparelhos de ar condicionado das escolas”.

IMG_1772

Você pode ler também!

Deixe um comentário



Barro Forte