Hotel Parnaíba
Geral

Timon ganha oficialmente Centro de Atenção Especializada Materno Infantil (CAEMI)




Na manhã desta quarta-feira (14.11) o local foi entregue oficialmente à população

Agora já é possível que gestantes e crianças de 0 a 2 anos, de alto risco, possam ter acompanhamento especializado com a inauguração do Centro de Atenção Especializada Materno Infantil (CAEMI), no Hospital do Parque Alvorada. A entrega oficial aconteceu na manhã desta quarta-feira, 14.11. A ação é parte do processo de Planificação da Atenção à Saúde que vem sendo realizada a cerca de um ano e tem como objetivo trazer ainda mais qualidade ao sistema público de saúde do município.

 

842A2546

 

O Prefeito Luciano Leitoa e o vice João Rodolfo, além do secretário municipal de saúde, Márcio Sá, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Jurandi Frutuoso, a diretora da Regional de Saúde, Floriza Batista, que na ocasião representou o secretário de saúde do Maranhão, Carlos Lula, estiveram presentes na solenidade. Autoridades de municípios vizinhos também compareceram, já que o CAEMI irá atender as cidades de Matões, Parnarama, São Francisco e Timon.

 

842A2559

 

O Maranhão possui 217 municípios e 19 regionais de saúde e somente as cidades de Caxias e Timon possuem o centro especializado para gestantes e bebês de 0 a 2 anos. “Nós temos 57 equipes de saúde da família atuando nas UBS e a paciente que chegar para ser atendida e o profissional médico ou enfermeiro descobrir que ela é hipertensa, diabética ou gestante de alto risco, o procedimento será direcionar para o CAEMI para um acompanhamento de multiprofissionais”, explicou o secretário de saúde municipal.

 

842A2489

 

O Centro funcionará de 8h às 12h e contará com profissionais nas áreas de enfermagem, obstetrícia, médico obstetra, fisioterapia, nutrição, psicologia e serviço social, além de exames de ultrassonografia doppler, eletrocardiograma, cardiotocografia e ultrassonografia. Todos os serviços voltados ao acompanhamento especializado com a atenção primária à saúde.

 

842A2522

 

O presidente do CONASS disse que gerir o dinheiro público com responsabilidade e planejamento gera ações como a de hoje em Timon e os efeitos são mais benefícios à população. “Enquanto vocês estiverem dispostos a fazer essa mudança, nós estaremos também dispostos a fazer esse apoio’, disse ele ainda lembrando que Timon tem sido referência do trabalho de reorganização da saúde pública.

 

842A2536

 

“Temos um compromisso com a população e todos os investimentos, principalmente em saúde, são importantes e devem ter todo um planejamento. Hoje, estamos vendo a concretização de mais uma etapa do processo de reorganização da saúde da cidade e o mais importante que temos que levar em consideração é o investimento na pessoa humana que vai ser o profissional que atenderá diariamente as pessoas em momentos, muitas vezes, em situações difíceis”, disse o prefeito.

Você pode ler também!

Deixe um comentário



Barro Forte